Início > Auditoria interna tem regimento aprovado e manual publicado
Data de Publicação 14/12/2015 - 18:03 Atualizado em 15/12/2015 - 16:11 1963 visualizações

Auditoria Interna tem regimento aprovado e manual publicado

Norma foi aprovada na 69ª reunião do Consuni

A Auditoria Interna (Audin) da Unipampa teve seu regimento aprovado na 69ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), que ocorreu em novembro. A normatização define a vinculação, a estrutura de funcionamento e a responsabilidade institucional da Auditoria Interna. No caso específico da Audin, o Regimento era uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU) nos processos de auditoria de 2013 e de 2015, respectivamente, e vinha sendo construído pela equipe de auditoria ao longo destes dois anos.

O regimento aprovado vincula a Auditoria ao Conselho Curador da Universidade, órgão superior que terá, a partir de agora, atribuições como aprovar o Plano Anual de Atividades da Auditoria (PAINT) e o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT). A vinculação da Auditoria Interna está prevista no artigo 15, §3°, do Decreto Federal 3.591/2000, e visa garantir uma posição de independência dentro do organograma institucional. O Regimento Interno da Audin, além de definir a missão e as responsabilidades do setor, define sua autoridade e garante aos auditores acesso irrestrito, no desempenho de suas funções, a todos os documentos, informações, processos, sistemas, bens, pessoas e instalações físicas da Universidade, bem como determina que as solicitações de auditoria sejam respondidas de forma completa e tempestiva e que suas recomendações sejam implementadas no prazo estabelecido.

O Regimento Interno da Audin está disponível em http://sites.unipampa.edu.br/auditoria/regimento-da-auditoria-interna/

Manual de Auditoria Interna

Além do Regimento, o Manual de Auditoria Interna, versão dezembro 2015, foi elaborado pela equipe da Auditoria e aguardava a aprovação do Regimento para publicação. O Manual padroniza os processos de trabalho do setor e deverá ser atualizado sempre que necessário, sendo um referencial não somente à Auditoria Interna como também aos auditados.

O Manual de Auditoria Interna pode ser consultado em http://sites.unipampa.edu.br/auditoria/instrucao-de-trabalho-audin/

Com informações de Ivani Soares/Audin