Início > Consuni compõe lista tríplice para nomeação de reitor e vice reitor da unipampa
Data de Publicação 23/09/2015 - 11:23 Atualizado em 24/09/2015 - 10:54 3099 visualizações

Consuni compõe Lista Tríplice para nomeação de reitor e vice-reitor da Unipampa

Por Franceli Couto Jorge

Conforme exigência da legislação que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, nesta quarta-feira, 23, a 12ª Reunião Extraordinária para a composição da Lista Tríplice para escolha de reitor, que será enviada ao Ministério da Educação. Os 41 conselheiros votantes elegeram o candidato Marco Antônio Fontoura Hansen como primeiro nome da lista, com 38 votos, seguido dos outros dois candidatos inscritos e homologados pelo Conselho, Alessandro Girardi, com dois votos, e Fernando Zocche, que recebeu um voto. Na sequência, foi eleito por unanimidade o professor Maurício Aires Vieira como vice-reitor. A votação do Consuni respeitou o resultado apontado pela Consulta à Comunidade Acadêmica, que ocorreu no dia 3 de setembro.

No início da reunião, o professor Almir Barros da Silva Santos Neto fez a leitura da legislação e das normas que orientam a composição da Lista Tríplice e o processo de votação. Os conselheiros foram chamados para votar uninominalmente para o cargo de reitor e, posteriormente, ao cargo de vice-reitor.

Fotos: Aline Alvarenga

Após a votação, os candidatos eleitos Marco Hansen e Maurício Aires fizeram seus pronunciamentos. O professor Hansen afirmou que o trabalho será feito com muita responsabilidade e afinco, juntamente com todos. "Podem contar com a minha dedicação full time", declarou. A seguir, o professor Aires agradeceu a acolhida em todos os campi e reitoria, assim como, a união para a construção e solidificação da proposta de campanha.

O encerramento da Reunião Extraordinária ocorreu após a leitura da ata pela secretária executiva Sara Tarasuk e assinatura do documento pelos conselheiros.

Conheça as próximas etapas

A Lista Tríplice composta e votada pelo Conselho Universitário, juntamente com outros documentos, será enviada para o Ministério da Educação (MEC), dando continuidade ao processo de escolha e nomeação da próxima gestão da Unipampa (período 2016-2019). A competência legal para nomear reitores das Instituições Federais de Ensino Superior é da Presidência da República. Já a nomeação dos vice-reitores foi legalmente delegada aos reitores pelo MEC.

Legislação relacionada

Lei nº 5.540/1968

Lei nº 9.192/1995

Decreto nº 1.916/1996