GUIA DAS PROFISSÕES UNIPAMPA

Descubra o seu destino!

Novembro de 2015

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

Expediente

Apresentação

Graduação

Ingresso


Cursos de Graduação da UNIPAMPA


Programas e Ações de Assistência Estudantil


Atividades Acadêmicas e Bolsas


Pós-Graduação


Intercâmbios


Eventos Institucionais


PampaTec


Empresa Júnior


Teste Vocacional


Onde tem UNIPAMPA?


Entre em contato

 

 

Expediente


A Fundação Universidade Federal do Pampa é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Educação com o objetivo de ministrar Ensino Superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi na mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul.

Reitoria

·   Reitora - Ulrika Arns

·   Vice-Reitor - Almir Barros da Silva Santos Neto

·   Pró-Reitor de Administração - Everton Bonow

·   Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários - Simone Barros de Oliveira

·   Pró-Reitora de Extensão e Cultura - Vera Lúcia Cardoso Medeiros

·   Pró-Reitora de Gestão de Pessoal - Sandra Mara Silva de Leon

·   Pró-Reitora de Graduação - Elena Maria Billig Mello

·   Pró-Reitora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação - Vanessa Rabelo Dutra

·   Pró-Reitor de Pesquisa - Eduardo Ceretta Moreira

·   Pró-Reitor de Pós-Graduação - Ricardo José Gunski

Equipe editorial

 

·   Coordenador da Assessoria de Comunicação Social da UNIPAMPA - Fernando Silva Santor

·   Redação e pesquisa técnica - Nara Denise Rubim Quines, Bruna Gonçalves, Nathália Rizzon

·   Desenvolvimento e avaliação - Nara Denise Rubim Quines

·   Supervisão - Heleno Rocha Nazário

·   Revisão de texto - Fernando Silva Santor, Nara Denise Rubim Quines

·   Exames de usabilidade - Gerson Bauerman, estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIPAMPA campus Bagé, com os leitores de tela Dosvox e Nvda; Nilton Menezes, Tecnico em Assuntos Educacionais do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) da Unipampa; Gilvane Belem Correia; Pedagoga do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) da Unipampa.

·   Projeto gráfico, diagramação e adequação aos padrões de acessibilidade - Felipe Stanque Machado Junior

 

 

Retornar para o sumário

 

 

 

 

Apresentação

 

Identificação e finalidade institucional

Denominação: Fundação Universidade Federal do Pampa.

Denominação Abreviada: UNIPAMPA.

Natureza Jurídica: Fundação Pública.

Órgão de Vinculação: Ministério da Educação.

Atividade-Fim: Educação Superior.

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) é resultado da reivindicação da comunidade, que encontrou acolhimento na política de expansão e renovação das Instituições Federais de Educação Superior, promovida pelo Governo Federal. Veio marcada pela responsabilidade de contribuir com a região em que se edifica, a “metade sul” do Rio Grande do Sul, e com a integração e o desenvolvimento da região de fronteira do Brasil com o Uruguai e a Argentina.

O reconhecimento das condições regionais, aliado à necessidade de ampliar a oferta de ensino superior gratuito e de qualidade nesta região, motivaram a proposição dos dirigentes dos municípios da área de abrangência da UNIPAMPA a pleitear, junto ao Ministério da Educação, uma Instituição Federal de Ensino Superior.

O atendimento a esse pleito foi anunciado no dia 27 de julho de 2005, em ato público realizado na cidade de Bagé. Nessa mesma ocasião, foi anunciado o Consórcio Universitário da Metade Sul, responsável, no primeiro momento, pela implantação da nova Universidade. Em 22 de novembro de 2005, esse consórcio foi firmado mediante a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), prevendo a ampliação da Educação Superior no Estado.

Em setembro de 2006 as atividades acadêmicas tiveram início nos campi vinculados à UFPel e em outubro do mesmo ano nos campi vinculados à UFSM.

Em 11 de janeiro de 2008, a Lei nº 11.640 cria a UNIPAMPA – Fundação Universidade Federal do Pampa, que fixa em seu Art. 2º:

A UNIPAMPA terá por objetivos ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional, mediante atuação multicampi na mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul.

 

  Retornar para o sumário

 

Missão

A UNIPAMPA, através da integração entre ensino, pesquisa e extensão, assume a missão de promover a educação superior de qualidade, com vistas à formação de sujeitos comprometidos e capacitados a atuarem em prol do desenvolvimento regional, nacional e internacional.

 

Retornar para o sumário

 

Visão

A UNIPAMPA busca constituir-se como instituição acadêmica de reconhecida excelência, integrada e comprometida com o desenvolvimento e principalmente com a formação de agentes para atuar em prol da região, do país e do mundo.

 

Retornar para o sumário

 

Valores

Ética , liberdade, respeito à diferença, solidariedade, transparência pública, excelência acadêmica e técnico-científica, democracia.

 

 

A UNIPAMPA conta atualmente com 62 cursos de Graduação, 27 especializações, 12 mestrados e 02 doutorados distribuídos nos 10 campi da Universidade nas cidades de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

O ingresso é realizado a partir do processo seletivo pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com a utilização das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Você encontra informações detalhadas sobre as etapas dos processos seletivos – incluindo editais, listagens de convocações dos candidatos selecionados nas diversas chamadas, locais de matrícula dos diversos cursos, listas de constituições de turmas por semestre, entre outras informações – a partir da página 6 deste Guia ou no site da UNIPAMPA http://www.unipampa.edu.br

 

Retornar para o sumário

Graduação


Os cursos regulares de graduação ofertados pela Instituição abrangem a formação nas oito grandes áreas do conhecimento (CNPq): Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

 

Quadro 1- Cursos regulares oferecidos

Curso

Grau

Turno

Nº de vagas ano

Duração (sem.)

Campus

Ciência da Computação

Bacharelado

Turno Noturno

50 vagas

08 semestres

Alegrete

Engenharia Agrícola

Bacharelado

Turno integral

25 vagas

10 semestres

Alegrete

Engenharia Civil

Bacharelado

Turno integral

50 vagas

10 semestres

Alegrete

Engenharia de Software

Bacharelado

Turno noturno

50 vagas

08 semestres

Alegrete