Início > Núcleo de inclusão e acessibilidade realiza reuniões nos campi
Data de Publicação 08/07/2015 - 14:18 Atualizado em 09/07/2015 - 10:43 2278 visualizações

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade realiza reuniões nos campi

Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de fortalecer a política de inclusão e acessibilidade na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), servidores da coordenação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) realizaram reuniões de planejamento e integralização nos campi da Instituição durante o mês de junho. Os encontros ocorreram nos campi Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Jaguarão, São Gabriel e Santana do Livramento. As reuniões contaram ainda com a participação dos servidores e bolsistas dos Núcleos de Desenvolvimento Educacional (Nude) de cada campus.

Na oportunidade, foram relatadas as ações que são desenvolvidas pelo Nude de cada campus referentes à politica de inclusão e acessibilidade. Entre os temas abordados sobre o planejamento estão:

• Acompanhamento e desenvolvimento de ações relativas à inclusão de acessibilidade prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 da universidade;
  • Apresentação do critério de Acessibilidade Pedagógica e Atitudinal que faz parte do novo instrumento de Reconhecimento de Cursos de Graduação;
  • Criação do espaço virtual “Biblioteca AEE” para disponibilização de materiais relativos à temática da inclusão e acessibilidade com propósito de capacitação continuada dos Núcleos de Desenvolvimento Educacional e fonte de estudo para os cursos de graduação;
  • Apresentação da minuta do Regimento Interno do Nina e solicitação de participação e colaboração dos servidores do Nude na revisão e complementação do texto;
  • Participação dos servidores do Nude juntamente com o Nina para a elaboração de procedimentos e formulários padronizados no que concerne à política de inclusão e ao atendimento educacional especializado, tendo em conta o cumprimento da legislação vigente e o compromisso institucional assumido.

Durante os encontros, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade entregou ao Nude dos campi Bagé e Jaguarão uma coletânea de livros clássicos de histórias infantis em formato Braille, produzida pela Fundação Dorina Nowill. Este material servirá de auxílio para leitura e estudos de professores e alunos. As obras ficarão disponíveis tanto para os cursos de licenciatura da Unipampa como para as escolas da comunidade.

Para o mês de julho estão previstas as visitas aos campi Itaqui, São Borja e Uruguaiana, completando a série de reuniões promovidas pelo Nina.

• Visita realizada ao Campus Bagé / Foto: Tatiana Bezerra
    • Entrega da coletânea de livros infantis em braille ao Nude Jaguarão / Foto: Elena Billig
    • Encontro realizado no Campus Caçapava do Sul / Foto: Tatiana Bezerra
    • Reunião realizada no Campus Jaguarão / Foto: Elena Billig