Início > Ouvidoria divulga dados de atendimento do primeiro semestre de 2018
Data de Publicação 23/08/2018 - 15:09 Atualizado em 24/08/2018 - 13:26 1516 visualizações

Ouvidoria divulga dados de atendimento do primeiro semestre de 2018

Durante os primeiros meses do ano foram registrados 438 atendimentos
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Ouvidoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou na última quarta-feira, 22, o Relatório Semestral, referente ao período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2018. O documento tem o objetivo de promover uma ampla publicidade das principais demandas de atendimento da Ouvidoria, assim como sugestões de melhorias.

No primeiro semestre de 2018 a Ouvidoria recebeu um total de 438 manifestações. Sendo, 264 de solicitação, 122 de reclamação, 30 de elogio, 13 sobre denúncia, 8 de sugestão e uma de comunicação.

O Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv) possibilita ao cidadão três opções de identificação, foram registrados: identificado com restrição (30%); identificado sem restrição (58%) e não identificado (11%).

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi o assunto mais consultado pelos usuários, com 72 manifestações, seguido de Processos Seletivos, com 42, matrículas, com 35, e educação a distância (EAD). Mais 32 temas foram registrados. “O acesso à Universidade apresentou-se como uma das principais demandas de interesse dos cidadãos, os quais também solicitaram informações diversas relacionadas às demais formas de ingresso, tais como questões referentes aos editais de Processo Seletivo Complementar, editais para ingresso aos Cursos ofertados na Modalidade a Distância e demais processos seletivos específicos para ingresso à Universidade, tanto para os cursos de graduação quanto para os de pós-graduação. Por consequência, as solicitações de informações referentes às matrículas, que dizem respeito à documentação acadêmica de forma geral e demais questões inerentes ao vínculo dos novos discentes, evidenciam-se entre os assuntos mais demandados nesse período”, declarou a coordenadora da Ouvidoria da Unipampa, Roseane Langaro.

A população também pode solicitar informações através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Universidade. Desde o dia 16 de maio de 2012, a Universidade disponibiliza mais esse canal de acesso, em atendimento à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A Ouvidoria é responsável pelo SIC, o qual recebe pedidos de acesso à informação dos cidadãos por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), e-mail, telefone, carta ou pessoalmente. Ao receber os pedidos o SIC interage, sempre que necessário, junto aos demais setores da Universidade, com intuito de obter respostas às solicitações e realizar o atendimento aos cidadãos. Nesse semestre houve um aumento significativo de registros junto ao SIC, totalizando em 97 pedidos de acesso à informação. “Destaca-se que, em apenas um semestre, de janeiro a junho de 2018, o número de atendimentos é quase equivalente ao quantitativo anual de pedidos de acesso à informação referente a períodos anteriores, Observa-se que de 2012 a 2015, o quantitativo anual de pedidos de acesso à informação foi menor que o número de atendimentos realizados no primeiro semestre de 2018, o que demonstra o aumento exponencial das demandas do setor e o interesse dos cidadãos em ter o acesso às informações públicas”, conta Langaro.

O relatório completo pode ser consultado no site da Ouvidoria.