Início > Rio uruguai é tema de mesa redonda em são borja
Data de Publicação 21/09/2015 - 10:10 Atualizado em 21/09/2015 - 10:10 2267 visualizações

Rio Uruguai é tema de mesa redonda em São Borja

Evento abordou história, cultura e preservação do Rio Uruguai

Na noite da última quinta-feira, 17, a comunidade são-borjense teve a oportunidade para aprofundar os seus conhecimentos sobre o Rio Uruguai. A Mesa Redonda do 4º Prêmio GPSNet de Arte no Muro, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de São Borja, foi sucesso de público. A plateia variada acompanhou o debate através de assuntos relacionados à temática da edição deste ano que é “Rio Uruguai: história, cultura e preservação”.

Organizado pelo curso de Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural da Unipampa, juntamente com a Comissão Organizadora do projeto, o evento iniciou com uma participação especial do grupo Os Angueras com a música “O homem e o rio”. Na sequência, o mediador da Mesa Redonda, o servidor público da Unipampa e professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Alex Sander Retamoso, conduziu a fala dos debatedores.

Um dos painelistas, o pesquisador, historiador e especialista, Juan Carlos Palacios, veio da cidade de Salto, no Uruguai, para explanar sobre a integração que o Rio Uruguai proporciona entre as cidades e países vizinhos e afirmou ser de suma importância este tipo de debate para a comunidade. Ao reforçar a fala de Palacios, outro debatedor, o também pesquisador e historiador, Sergio Venturini, lembrou que muitas das histórias que envolvem o rio não são contadas nas escolas e faculdades, e isso também foi um dos motivos que o levou a escrever algumas obras relacionadas ao assunto.

A Mesa teve ainda a participação do pescador e presidente da Associação dos Pescadores Artesanais para a Proteção à Pesca e à Bacia do Rio Uruguai, Idalêncio Silva Mello, que trouxe uma abordagem histórica e cultural sobre a atividade da pesca no rio. O professor do Curso de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - São Borja, José Rodrigo Caresani, completou o espaço de debate onde falou sobre assuntos relacionados à importância da conservação e preservação do Rio Uruguai.

O evento teve ainda a participação do público, que além de encaminhar questionamentos aos palestrantes, também contribuiu ao resgatar outros aspectos históricos do rio e ainda sugeriu ações de conscientização e preservação. A Mesa Redonda finalizou com mais uma apresentação do grupo Os Angueras com a música “Balseiros do Rio Uruguai”.

 

Com informações do professor Valmor Rhoden

    • O evento contou com a participação especial do grupo Os Angueras / Foto: GPSNet
    • O grupo Os Angueras apresentou as canções "O homem e o rio" e "Balseiros do rio Uruguai" / Foto: GPSNet
    • Público prestigiou evento e lotou Câmara de Vereadores / Foto: GPSNet
    • Quatro debatedores explanaram seus estudos e vivências / Foto: GPSNet