Início > Solicitacoes de informacoes lideram demandas da ouvidoria no segundo semestre de 2017
Data de Publicação 09/02/2018 - 13:51 Atualizado em 09/02/2018 - 14:03 1994 visualizações

Solicitações de informações lideram demandas da Ouvidoria no segundo semestre de 2017

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Ouvidoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou o relatório semestral referente ao período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2017, conforme previsto no Artigo 6º da Resolução nº 40/2011 do Conselho Universitário. No total, a Ouvidoria recebeu 321 manifestações, a maioria solicitações de informações, que abrangeram 47% das demandas, com 152 registros. Durante o ano de 2017, a Ouvidoria da Unipampa registrou um total de 812 manifestações, sendo 491 no primeiro semestre e 321 no segundo semestre.

O objetivo do relatório é oferecer ampla publicidade das principais demandas de atendimentos da Ouvidoria da Unipampa, bem como possíveis sugestões de melhorias. Além disso, o relatório apresenta informações e considerações que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços públicos oferecidos pela Instituição.

Além das solicitações de informações, a Ouvidoria registrou 112 reclamações (35%), 31 elogios (10%), 19 denúncias (6%) e 7 sugestões (2%). A maioria das solicitações de informações coincidem com o cronograma de atividades previsto no calendário acadêmico da Instituição, aumentando a procura por informações em períodos destinados aos processos seletivos. As reclamações apontam algumas necessidades de mudanças e de aprimoramento de alguns processos e serviços da Universidade.

A Ouvidoria da Unipampa, localizada no prédio da Reitoria, na Avenida General Osório, número 900, em Bagé, atende e recebe as manifestações dos cidadãos através do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv) disponível no Portal da Universidade, pessoalmente, por telefone, ou pelo e-mail ouvidoria@unipampa.edu.br. Os meios de acesso mais utilizados no contato dos cidadãos com a Ouvidoria foram o Sistema e-Ouv, com 62%, o e-mail, com 35%, seguidos pelos atendimentos realizados pessoalmente, com 2%, e por telefone, com 1%. Todas as manifestações recebidas pela Ouvidoria são analisadas e respondidas conforme prazos estabelecidos na Instrução Normativa nº 01/2014 da Ouvidoria-Geral da União.

A população também pode solicitar informações através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Universidade. Desde o dia 16 de maio de 2012, a Universidade disponibiliza esse canal de acesso, em atendimento à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A Ouvidoria é responsável pelo SIC, que recebe pedidos de acesso à informação dos cidadãos por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), e-mail, telefone, carta ou pessoalmente. Ao receber os pedidos, o SIC interage, sempre que necessário, junto aos demais setores da Universidade, com intuito de obter respostas às solicitações e realizar o atendimento aos cidadãos. No ano de 2017, o SIC atendeu a um total de 125 pedidos de acesso à informação.

Todos os relatórios semestrais podem ser acessados no site da Ouvidoria da Unipampa. Clique aqui para consultar o relatório do segundo semestre de 2017.

Tags: Reitoria