Início > Unipampa adere ao sistema de ouvidorias e ouv
Data de Publicação 10/05/2017 - 17:56 Atualizado em 10/05/2017 - 17:58 2467 visualizações

Unipampa adere ao Sistema de Ouvidorias e-OUV

Manifestações para a Ouvidoria passam a ser registradas em sistema unificado
Por Sofia Viero Sorgetzt

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aderiu ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). O e-Ouv é um sistema para registro de manifestações desenvolvido pela Ouvidoria Geral da União (OGU), órgão ligado ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União. O objetivo do e-Ouv é integrar o sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal.

A partir de agora, as manifestações dirigidas à Unipampa, como elogios, sugestões, solicitações diversas, reclamações e denúncias, deverão ser registradas no sistema e-Ouv, disponível na página da Ouvidoria no Portal da Universidade. Com essa mudança, todo cidadão que deseja registrar alguma demanda pela página da Ouvidoria será direcionado, automaticamente, ao site do e-Ouv. As respostas geradas pela manifestação também serão encaminhadas pelo novo sistema. Além disso, todos os dados ficam compilados na Sala das Ouvidorias e serão encaminhados para o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, contribuindo para maior transparência no serviço público.

O sistema e-Ouv passa a ser o canal de registro online de manifestações para a Ouvidoria da Unipampa. O cadastro de manifestações via módulo de Ouvidoria no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI) será desativado. As manifestações recebidas de forma presencial, via e-mail, carta ou por telefone também serão registradas nos sistema do e-Ouv.

Além da Unipampa, outros 123 órgãos e entidades públicas já aderiram ao e-Ouv. A implantação do sistema integra o Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, iniciativa promovida pela Controladoria Geral da União para apoiar órgãos no desenvolvimento de ouvidorias públicas. O e-OUV estabelece um canal único para encaminhamento de manifestações sobre políticas, serviços e conduta de agentes públicos de todo o Executivo Federal.

A Ouvidoria é um importante canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública, configura-se como um espaço para a participação social e exercício do direito ao controle social e à transparência. A Ouvidoria deverá ser procurada sempre que o interessado nos serviços prestados pela Universidade não obtiver, de forma plena e satisfatória, qualquer tipo de informação ou atendimento; quando tiver ciência de alguma irregularidade, infração à legislação ou às normas internas; quando desejar encaminhar solicitação, reclamação ou sugestão que possa contribuir para tornar a universidade ainda melhor; quando for vítima de alguma forma de discriminação; quando desejar enviar elogios ou entender que quaisquer dos seus direitos tenham sido desrespeitados.