Início > Unipampa discutira docencia e tutoria na educacao distancia
Data de Publicação 30/10/2017 - 11:42 Atualizado em 30/10/2017 - 11:44 1789 visualizações

Unipampa discutirá docência e tutoria na Educação a Distância

Eventos serão realizados de 06 a 09 de novembro em Santana do Livramento
Por Franceli Couto Jorge

Na próxima semana, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoverá, em Santana do Livramento, o VII Fórum EaD e o I Encontro de Professores e Tutores UAB da instituição. A programação dos eventos inicia no dia 06 de novembro com a etapa virtual; a partir do dia 08 as atividades serão presenciais e contarão com palestras, grupos de trabalho e workshops. A temática desta edição abordará “Docência e tutoria EaD: aprimorando conceitos e práticas”.

A etapa virtual, que ocorre nos dias 06 e 07 de novembro, consiste num espaço reservado para, no ambiente virtual moodle, apresentar as orientações sobre os eventos, disponibilizar materiais para leitura prévia e um questionário para levantamento das expectativas e necessidades dos participantes.

A partir das 8h da quarta-feira, 8, começa a etapa presencial com o credenciamento dos participantes. A conferência de abertura “Educação a Distância: desafios e perspectivas no ensino superior” está marcada para as 10h, no auditório do Campus Santana do Livramento, e será conduzida pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul/Pelotas), Luis Otoni Meireles Ribeiro.

No turno da tarde ocorre a palestra “Metodologia e Material Didático em EaD”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Vanessa Doumid Damasceno; seguida pelo painel “EaD na Unipampa – Institucional e UAB”, conduzido pelos professores da Unipampa, Rafael Camargo Ferraz e Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques. Haverá ainda uma dinâmica de grupo intitulada “Caminhada sinérgica”, orientada pela professora da Diretoria de Educação a Distância (Dead) da Unipampa, Verônica Morales Antunes e, no Laboratório de Informática, das 17h30 às 18h30, um momento para tirar dúvidas sobre o ambiente virtual moodle e mconf.

Na quinta-feira, 9, serão realizados diversos workshops e os participantes serão separados em três grupos de trabalho, sendo dois formados por docentes e tutores EaD e o terceiro composto pelos professores presenciais da Unipampa. Para conferir a programação completa dos eventos e obter mais informações, acesse o site da Dead.