Início > Unipampa passa fazer parte do sistema de protocolo integrado
Data de Publicação 15/12/2015 - 13:40 Atualizado em 15/12/2015 - 13:40 2868 visualizações

Unipampa passa a fazer parte do Sistema de Protocolo Integrado

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) passou nesta semana a exportar seus processos ao Protocolo Integrado do Governo Federal. O Protocolo Integrado é um sistema de integração de informações de processos e documentos da Administração Pública Federal. Ele tem a função de ser um canal de comunicação com a população para consulta à tramitação de processos e documentos. O sistema não disponibiliza os documentos na íntegra, mas sim algumas informações sobre os documentos com foco prioritário nas tramitações ocorridas.

Conforme o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC), das IFES, além da Unipampa, apenas UFRN e UFSM estão integradas até o momento. O sistema Protocolo Integrado não substitui os sistemas próprios das instituições, e objetiva a consolidação, em uma base de dados única, de informações de processos e documentos em tramitação em órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

Entre os benefícios listados no site do próprio sistema, está a possibilidade de visão integrada do trâmite dos documentos e processos com maior transparência e facilidade de acesso, por computador ou celular e mensagens de acompanhamento enviadas por e-mail; a redução no tempo de atendimento, além da minimização de deslocamentos para o acompanhamento de processos e documentos.

A chefe da Divisão de Protocolo Geral da Unipampa, Cinara Flores, também destaca como benefício o acesso as informações de tramitação de processos administrativos dentro do órgão. Para ela, isso facilita o acompanhamento por parte dos interessados e aplica o princípio da transparência na administração pública. “O registro em tempo real da tramitação (recebimento/envio) dos processos no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI) se torna ainda mais importante, pois estarão disponíveis para consulta de todos os cidadãos”, acrescenta. Os documentos avulsos ainda não são registrados no GURI e não estarão disponíveis para consulta.

Conheça em https://protocolointegrado.gov.br/Protocolo/

Tags: Gestão