Início > 14o siepe premia os trabalhos destaques desta edicao
Data de Publicação 02/12/2022 - 13:49 Atualizado em 02/12/2022 - 13:57 133 visualizações

14º Siepe premia os trabalhos destaques desta edição

Por Franceli Couto Jorge

Na manhã desta sexta-feira, 2, ocorreu a cerimônia de premiação e encerramento do 14º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Realizado na modalidade virtual entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o evento contou com a participação de mais de 2500 pessoas e 1215 trabalhos aprovados.

Os trabalhos que receberam o Prêmio Cardeal Amarelo Siepe foram:

  • Categoria Ensino: Importância da atividade física no programa de perda de peso de caninos: relato de dois casos, de autoria de Vitória Dotto Ragagnin Prior e orientação de Mirela Noro;
  • Categoria Pesquisa e Inovação: Inovação em Relações Públicas: Design Thinking como método para elaboração de um e-book sobre gestão de eventos no pós-pandemia, de autoria de Fabio Frá Fernandes e Roberta Hoffmann, sob orientação de Eugenia Mariano da Rocha Barichello;
  • Categoria Extensão: Astronomia Cultura no Planetário da Unipampa, de autoria de Mario Sergio Moreira Garcia, Cecilia Petinga Irala, Rafael Kobata Kimura e orientação de Guilherme Frederico Marranghello.

Além do troféu, cada trabalho recebeu um vale-presente no valor de R$ 1 mil. A cerimônia de encerramento contou ainda com a apresentação do grupo Líricas Sulinas.

Diversidade temática e apresentações síncronas marcam o 14º Siepe

O evento contou com três palestras. No dia 30, o professor Sergio Rezende proferiu a palestra “Ciência e Tecnologia no Brasil: avanços históricos e desafios atuais”. No dia 1º de dezembro, as temáticas das palestras foram “Ciência e Emancipação: conexões entre ensino de graduação e desenvolvimento da pesquisa no Brasil”, ministrada pelo professor Jerônimo Tybusch; e Mulheres na Política, proferida pela deputada federal Fernanda Melchionna.

Quem perdeu e ainda deseja assistir ou quem quer rever pode encontrar as três palestras no canal do YouTube do Siepe. Na plataforma também estão disponíveis as playlists dos trabalhos aprovados no evento.

Outro diferencial desta edição foi a apresentação síncrona dos trabalhos de autoria de bolsistas CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e, também, dos trabalhos indicados ao Prêmio Cardeal Amarelo. Os campi também preparam espaços para que a comunidade acadêmica pudesse acompanhar a programação do evento. Além disso, a diversidade temática garantiu uma participação expressiva do público. Durante os três dias do evento, as playlists dos trabalhos tiveram 25 mil visualizações e as palestras somam 8,5 mil visualizações.

Tags: Graduação