Início > Estudo estadual sobre prevalencia do coronavirus na populacao chega terceira etapa de resultados
Data de Publicação 13/05/2020 - 17:17 Atualizado em 13/05/2020 - 18:21 367 visualizações

Estudo estadual sobre a prevalência do coronavírus na população chega à terceira etapa de resultados

Para cada caso oficialmente confirmados de COVID-19 no Rio Grande do Sul há cerca de outros nove não notificados. Este é um dos resultados da terceira rodada da pesquisa sobre a prevalência do coronavírus na população gaúcha. A pesquisa da prevalência do coronavírus no estado é resultado de uma parceria do governo do RS com 12 universidades gaúchas, entre elas a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O estudo é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Entre os dias 9,10 e 11 de maio foram realizados 4,5 mil testes com moradores escolhidos aleatoriamente nos municípios de Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Canoas e Porto Alegre. Destes, dez testes aplicados tiveram resultado positivo, sendo quatro em Passo Fundo. A estimativa da pesquisa é que há um infectado a cada 454 habitantes do estado.

A partir dos dados coletados até o momento, a pesquisa identificou que há 24.860 pessoas com anticorpos para coronavírus no RS, o que significa uma prevalência de 0,22% do coronavírus na população gaúcha. A pesquisa aponta que a progressão de disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul até o momento da realização da coleta é aritmética e não geométrica, considerado um dado positivo.

A próxima coleta do estudo acontece entre os dias 23 e 25 de maio. O estudo será replicado no Brasil e Uruguaiana está entre as cidades que participarão do estudo nacional.

Com informações do Grupo de Trabalho de Enfrentamentos à Covid-19

Leia mais:

Estudo estadual sobre o coronavírus apresenta segunda rodada de resultados

Estudo sobre coronavírus no RS tem primeiros resultados

Começam testes rápidos para estudo sobre o perfil da população infectada pelo coronavírus

Unipampa participa de estudo com universidades gaúchas para identificar perfil da população infectada pela Covid-19

Tags: Reitoria