Início > Parceria unipampa e prefeitura de manoel viana traz importantes resultados
Parceria Unipampa e Prefeitura de Manoel Viana traz importantes resultados
Data de publicação 10/06/2019 - 13:10 Atualizado em 10/06/2019 - 13:10
Por Thiago Gomes

A UNIPAMPA Campus Alegrete, através dos professores do Grupo de Pesquisa em Exploração Integrada de Recursos Energéticos - EIRE estará apresentando na Câmara de Vereadores de Manoel Viana, nesta segunda-feira, dia 10 pela manhã, os primeiros resultados do trabalho conjunto da Prefeitura com a Universidade para promover o Plano Manoel Viana Sustentável: Eficiência Energética na Iluminação Pública e Sistema Solar Fotovoltaico. Trabalho de campo dos alunos de graduação em engenharia e professores orientadores permitiu já detectar possíveis recuperações financeiras dar ordem de R$ 17.000,00 decorrentes de erros de cadastramento da Iluminação Pública. O projeto que será apresentado compreende a substituição dos pontos de iluminação pública, incluindo a Ponte General Osório sobre o Rio Ibicuí, por iluminação LED com redução de 43,5% da demanda de energia elétrica, elevando em 4% o serviço de iluminação, com um tempo de recuperação do investimento é de 5 anos. Para a carga de iluminação pública eficiente prospectou-se um sistema fotovoltaico mínimo de 240 kW, que apresenta um tempo de recuperação do investimento em 7,5 anos. É um projeto altamente atrativo financeiramente o que possibilitará reduzir os custos da fatura de energia elétrica, permitindo maior liberdade de investir em outros projetos do município. A parceria entre a Prefeitura e a UNIPAMPA neste projeto começou em 2017, buscando soluções tecnológicas para recuperar a iluminação de segurança da Ponte General Osório.

Parceria Unipampa e Prefeitura de Manoel Viana