Início > Projeto da unipampa recebe 16o premio destaque na iniciacao cientifica e tecnologica do cnpq
Data de Publicação 26/07/2019 - 10:47 Atualizado em 26/07/2019 - 10:47 576 visualizações

Projeto da Unipampa recebe 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

Estudante do Campus Alegrete, Felipe Quirino, recebeu o prêmio na última terça-feira, 23
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi agraciada com o 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na modalidade Iniciação Tecnológica, categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. O projeto vencedor é de autoria estudante do curso de Ciência da Computação, do Campus Alegrete, Felipe Quirino, que recebeu o prêmio durante cerimônia realizada no dia 23 de julho, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Nesta edição, foram seis premiados em duas modalidades e três categorias, além do troféu de mérito institucional.  Ao todo, foram aceitas 573 inscrições de 193 instituições, sendo 145 universidades e 48 institutos de pesquisa.

O projeto, intitulado "A gesture detection glove for human-computer interaction" (Luva de detecção de gestos para interação humano-computador), foi desenvolvido com orientação do professor Alessandro Girardi, em conjunto com o Grupo de Arquitetura de Computadores e Microeletrônica (Gama) da Unipampa.

Luva inteligente para detecção de movimentos

A luva inteligente para detecção de gestos é capaz de reconhecer padrões de movimento da mão e transformá-los em informações úteis, com o objetivo facilitar a interação com estes dispositivos móveis. Ou seja, através de gestos o usuário poderá transmitir a intenção de realizar determinada atividade ou comando.

Sobre o prêmio

Para reforçar as ações e premiar os bolsistas de iniciação científica dos programas institucionais, em 2003, o CNPq criou o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, inicialmente com duas categorias premiadas. Em 2019, 16º edição, além do prêmio de mérito institucional, foram premiados dois bolsistas em cada área do conhecimento, um de iniciação científica e um de iniciação tecnológica, nas seguintes categorias: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais; e, Letras e Artes.

Mais informações:

Projeto da Unipampa será premiado como Destaque CNPq em Iniciação Científica