Unipampa conclui curso de extensão sobre educação das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) concluiu, em dezembro de 2025, o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, ofertado na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa integrou uma ação nacional promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com proposição da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e contou com financiamento da UAB. Foram ofertadas 774 vagas na Unipampa, através do Edital nº 103/2025, e as aulas do curso tiveram início em junho deste ano.
O curso foi desenvolvido em articulação com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), a Pró-reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (Procadi), o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e a Coordenação Geral da UAB. A Unipampa foi uma das instituições selecionadas para ofertar a formação em razão das ações que vem desenvolvendo na área da educação antirracista e da valorização das relações étnico-raciais.
Formação ampliou acesso e qualificou profissionais da educação
Com carga horária total de 120h, o curso foi organizado em quatro módulos: 1) Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; 2) Culturas e Territorialidades; 3) Educação Antirracista na Prática; e, 4) Gestão Democrática para a Diversidade. A proposta teve como público prioritário profissionais da educação básica, gestores escolares, técnicos educacionais e profissionais vinculados a secretarias de educação, além de graduados em cursos de licenciatura.
De acordo com a Coordenação Geral da UAB na Unipampa, a oferta na modalidade a distância permitiu ampliar o acesso à formação continuada, alcançando profissionais de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e contribuindo para a qualificação das práticas pedagógicas e de gestão educacional voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer) e à Educação Escolar Quilombola.
Compromisso com educação inclusiva e antirracista
A coordenação do curso esteve a cargo da professora Juliana Machado, com coordenação de tutores do professor Mauricio de Carvalho e atuação da equipe multidisciplinar, representada por Luana Zambiazzi. A ação contou ainda com o acompanhamento da pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Claudete Martins; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Franck Peçanha; da coordenadora geral da UAB na Unipampa, Caroline Mainardi; e da chefe do Núcleo de Educação a Distância, Verônica Morales Antunes.
Conforme afirma a equipe organizadora, a formação teve papel estratégico na promoção de uma educação inclusiva, antirracista e socialmente comprometida, alinhada às diretrizes legais e às demandas históricas da sociedade brasileira. Para Caroline Mainardi, ao qualificar professores e gestores para a implementação de políticas públicas educacionais, o curso reforçou o compromisso institucional da Unipampa com a equidade, a diversidade e os direitos humanos.
Últimas notícias
-
06/02/2026 - 15:12
-
06/02/2026 - 14:50
-
30/01/2026 - 13:30
-
29/01/2026 - 16:46
-
19/01/2026 - 21:55
