Início > Unipampa oferece curso de portugues para estrangeiros
Data de Publicação 27/07/2020 - 21:38 Atualizado em 28/07/2020 - 11:04 418 visualizações

Unipampa oferece curso de Português para estrangeiros

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (Naiiplaa) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas até o dia 31 de julho para o Curso de Português Básico Online para Estrangeiros. O projeto integra o Programa de Extensão Centro de Línguas do Pampa (Clip) e oferece certificação. Os interessados devem preencher o formulário online.

As atividades acontecem de 03 de agosto a 26 de setembro, através da plataforma Moodle. O curso se desenvolverá em dois módulos voltados para o uso do português no cotidiano de imersão, fazendo uso de ferramentas digitais para interação no Moodle e em outros ambientes. Serão oferecidas atividades síncronas e assíncronas, priorizando assim que o próprio aprendiz organize seu horário de estudos. Apenas alguns encontros terão horário marcado, sendo combinado anteriormente com os participantes.

De acordo com a professora da Unipampa, Clara Zeni Dornelles, a Universidade cumpre seu papel extensionista ao ofertar um curso aberto à comunidade externa. Além disso, estrangeiros de diferentes lugares poderão participar, sempre lembrando que a perspectiva do  curso estará voltada para o uso da língua em contexto de imersão no Brasil. “Podem participar dos cursos que ofertamos refugiados, imigrantes e também intercambistas da Unipampa e outras universidades. Além deste curso, está em preparação um curso de Português para fins acadêmicos, que deverá ser ofertado a partir de outubro”.

O curso é resultado de atividades de pesquisa do Naiiplaa na área de ensino e formação de português para estrangeiros, desenvolvidas por docentes, discentes e colaboradores vinculados ao curso de Letras/Línguas Adicionais e Respectivas Literaturas do Campus Bagé.