Início > Unipampa participa da primeira mesa gestora do inova rs fronteira oeste e campanha
Data de Publicação 15/10/2020 - 14:03 Atualizado em 15/10/2020 - 14:03 348 visualizações

Unipampa participa da Primeira Mesa Gestora do Inova RS Fronteira Oeste e Campanha

Evento ocorreu na manhã de quarta-feira, 14, e foi transmitido ao vivo na página do Facebook da SICT-RS
Por Franceli Couto Jorge

Com representantes dos setores da quádrupla hélice – poder público, academia, iniciativa privada e sociedades –, a Primeira Mesa Gestora do Inova RS Ecossistema Regional de Inovação da Fronteira Oeste e Campanha ocorreu na manhã da última quarta-feira, 14 de outubro, com transmissão ao vivo na página da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul. A Mesa Inova RS é uma promoção da SICT-RS, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que representa o Consórcio Inova RS na região Fronteira Oeste e Campanha.

Para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, é muito importante que o projeto do Inova RS conte com a construção coletiva, colaborativa e cooperada de muitos atores da região. “É um projeto para desenvolvimento regional, focando na inovação, na melhoria, na evolução daquilo que nós temos de bom no nosso Estado do Rio Grande do Sul, em termos de atividades econômicas, de desenvolvimento das nossas regiões”, explica.

Segundo o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, há vários desafios de inovação perante a realidade local. “É preciso criar um sistema. O desafio não pode depender de uma pessoa. A Universidade representa a academia nas quatro hélices, mas todos são fundamentais para que os laços possam se estreitar”, afirma. Além disso, o reitor enfatiza que os cursos de graduação e de pós-graduação e a pesquisa acadêmica têm muita aderência com as temáticas da região. “A Universidade saúda toda esse movimento que visa deixar o Rio Grande do Sul à frente da inovação no país”, destaca.

O vice-reitor da Unipampa, Marcus Morini Querol, parabenizou o Governo do Estado pelo grande projeto que é o Inova RS. “Será a mudança do nosso Estado, investir fortemente em inovação”, afirma. De acordo com o vice-reitor, a inovação é também uma das metas da gestão da Universidade.

O evento contou com a mediação do coordenador do Comitê Estratégico do Inova RS, Vitor Almada. Na oportunidade, foi apresentado o Mapeamento do Ecossistema Regional de Inovação e a composição do Núcleo Região da Fronteira Oeste e Campanha, que é formado pelos servidores da Unipampa: Vitor Rodrigues Almada, coordenador do Comitê Estratégico; Émerson Oliveira Rizzatti, coordenador do Comitê Técnico; e pelo professor Cháriston André Dal Belo, coordenador do Programa Inova RS junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Além deles, integram o Núcleo os gestores de Inovação e Tecnologia, Fernanda Araújo, Maria Cristina Ramos Aurélio e Marcelo Feres.

Em relação ao mapeamento, o Núcleo obteve 75 respostas, identificando as instituições de ensino e de pesquisa como as responsáveis por 41,3% da inovação, seguidas pelo setor produtivo/empresas/agronegócio que representam 38,7%. O Governo e a Sociedade Civil representam nesse mapeamento inicial, respectivamente, 10,7% e 9,3% da inovação no Rio Grande do Sul.

Como visão de futuro para o Ecossistema Regional de Inovação Fronteira Oeste e Campanha, validada pela Mesa Gestora, ficou definido que: “Em 2030, a região Fronteira Oeste e Campanha será referência em inovação no Mercosul por meio de especialização inteligente no uso de Tecnologias nas áreas do Agronegócio e Energias Renováveis, com diferencial competitivo do Bioma Pampa”.

O evento está disponível em: Mesa do Inova RS - Região Fronteira Oeste e Campanha.

Sobre o Inova RS

O Inova RS é um programa do Governo do Estado, que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental, em oito macrorregiões do Estado: Serra e Hortênsias; Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Produção e Norte; Dos Vales; Noroeste e Missões; Central; Fronteira Oeste e Campanha.

Tags: Gestão