Início > Obras do predio 5 do campus bage sao retomadas
Data de publicação 27/01/2021 - 15:42 Atualizado em: 27/01/2021 - 17:30 246 visualizações

Obras do Prédio 5 do Campus Bagé são retomadas

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na última terça-feira (26) a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) assinou contrato com a Empresa MTK Construção Civil Eireli para a conclusão das obras do Bloco V do Campus Bagé e da torre de reservatório de água, em concreto armado que abastecerá o Campus com 75.000 litros (com área de expansão de 20.000 litros), mais 12.000 da reserva técnica de incêndio. O investimento total para o término das edificações é de R$ 4.266,317,41. O recurso para conclusão da obra é oriundo do Ministério da Educação (MEC), obtido a partir de tratativas que iniciaram em março de 2020.

O projeto arquitetônico e o orçamento foram atualizados durante os meses de abril a julho. De acordo com a Pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), Viviane Gentil, o documento foi avaliado pela gestão e Conselho do Campus Bagé em agosto de 2020, quando todas as alterações foram aprovadas.

Desde 2012 parada, apesar de ter sido licitada novamente em 2015, a obra teve seu contrato rescindido antes mesmo de ser iniciada. Posteriormente, foi licitado novamente em 2019 para a conclusão da torre de reservatório de água, mas não houve empresas interessadas em executar a reforma.

Gentil ressalta que previamente foi realizada a contratação de laudo estrutural e verificadas as condições da estrutura do prédio. Através desse laudo foram organizadas as intervenções necessárias, incluídas no escopo da obra, o que permitiu sua retomada.

Segundo o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, esta obra é uma demanda antiga da comunidade acadêmica e irá proporcionar espaços mais adequados a laboratórios, além da finalização da obra que vem se deteriorando com o tempo. “O prédio possui área total de 4.388,44m² a serem ocupadas por 19 laboratórios; 8 salas administrativas; duas salas de videoconferência; três conjuntos sanitários, (sendo um por pavimento, compostos por sanitários femininos, masculinos, PCD e DML); e uma central de resíduos e reagentes”.

“Cabe destacar também que um dos principais benefícios para a conclusão desta obra é a de que este prédio poderia ser utilizado para abrigar parte da Reitoria, que está em prédios alugados no centro da cidade de Bagé. A conclusão da obra poderia gerar uma economia de mais de R$ 120.000,00 por ano para a Instituição em aluguéis, sem contar nos postos de vigilância e zeladoria”, destacou Jorge.

Tags: Gestão, Bagé