Início > Programa de extensao tertulias pedagogicas inclusivas do pampa participa de reuniao tecnica do
Data de publicação 23/09/2022 - 15:28 Atualizado em: 23/09/2022 - 15:28 180 visualizações

Programa de Extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa participa de reunião técnica do Ministério da Educação para debater estratégias para a Educação Especial

Atividade ocorreu em Brasília/DF e contou com a participação de representantes de todo o Brasil

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, esteve representada em reunião técnica de trabalho promovida pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial (Semesp). A atividade ocorreu em Brasília/DF e contou com a participação de 27 dirigentes de Educação Especial dos estados brasileiros e 23 representantes de universidades federais.

A Reunião Técnica de Dirigentes de Educação Especial dos Estados e DF e a Reunião Técnica de Coordenadores das Instituições Federais de Ensino Superior que compõem a Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação (RENAFOR), contaram com a participação da professora Doutora Claudete da Silva Lima Martins, coordenadora do Programa de Extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa, que realiza ações em articulação com a SEMESP-MEC para promoção de cursos de formação continuada na perspectiva inclusiva e destinados a professores de todo o Brasil. 

Atualmente, o Programa de Extensão Tertúlias Inclusivas do Pampa, está realizando o curso “Desenho Universal para Aprendizagem com foco no público da educação especial e na perspectiva inclusiva”, com carga horária de 90h. Além disso, em breve serão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Serviço de Atendimento Educacional Especializado para educandos público da Educação Especial na perspectiva inclusiva”, que terá 180 horas.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias e perspectivas de trabalho para a Educação Especial no Brasil, além de terem sido debatidas ações de formação continuada de professores, a implementação de Salas de Recursos e acessibilidade nas escolas comuns e nas especializadas, e apresentado os novos cursos de formação continuada em Educação especial, na plataforma AVAMEC.

“A reunião foi bastante proveitosa e uma oportunidade importante para continuarmos acompanhando as ações e políticas de Educação Especial que estão sendo discutidas e promovidas pela SEMESP-MEC em parcerias com universidades de todo o Brasil, a exemplo do trabalho que realizamos na Unipampa. Além disso, o campo da Educação Especial necessita ainda de inúmeras ações de reflexão e reafirmação para a promoção de uma educação plenamente inclusiva”, avaliou Claudete.

Tags: Bagé