Início > Projeto de extensao propoe debate sobre pesquisa e formacao de pesquisadores em tempos de pandemia
Data de publicação 05/08/2020 - 16:45 Atualizado em: 05/08/2020 - 17:01 364 visualizações

Projeto de extensão propõe debate sobre pesquisa e formação de pesquisadores em tempos de pandemia

Iniciativa do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas realizará uma série de debates com professores de todo o Brasil

Os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus impactaram diretamente na educação, gerando a necessidade de debate e novas construções para o novo cenário educacional. Neste contexto, o Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN), vinculado à Universidade Federal Pampa (Unipampa), estará realizado, desde o início de julho, encontros mensais com o objetivo de possibilitar um amplo debate acadêmico e científico sobre o campo de estudos da História da Educação e a formação de pesquisadores em tempos de pandemia. Os encontros compõem o projeto de extensão intitulado “Diálogos sobre História da Educação e Formação de Pesquisadores em Tempos de Pandemia”, acontecerão por meio da plataforma Google Meet e são abertos para toda a comunidade.

“Ainda estamos finalizando a agenda, mas já sabemos que teremos a participação de distintos pesquisadores da área de História de Educação de várias instituições de ensino brasileiras. A proposta do projeto considera ainda a intenção ampliar o encontro entre discentes, a comunidade acadêmica e pessoas interessadas na temática, em tempos onde o distanciamento social nos impõe outras formas de encontro e de aprendizagens”, destaca o líder do GEEHN e coordenador do projeto, Alessandro Carvalho Bica, que conta, ainda que, a cada encontro, um palestrante será convidado para conduzir a conversa e compartilhar sua experiência em atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de acervos, fontes, repositórios e outras ações na área da História da Educação.

A previsão é que sejam realizados mais nove encontros, sendo que o inaugural contou com a participação da Professora Doutora Maria Augusta Martiarena de Oliveira, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Os interessados em participar devem ficar atentos as redes sociais do Repositório Digital Tatu onde os links para as reuniões serão disponibilizados momentos antes do início de cada atividade. Haverá certificação para os participantes.

Confira a agenda dos encontros:

3º Encontro

Dia 06 de agosto de 2020, às 14h: Professora Dra. Andrea Moreno, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

4º Encontro

Dia 17 de agosto de 2020, às 14h: Professora Dra. Giani Rabelo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

5º Encontro

Dia 14 de setembro de 2020, às 14h: Professora Dra Terciane Ângela Luchese da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

6º Encontro

Dia 28 de setembro de 2020, às 14h: Professor Dr. Jorge Luiz da Cunha da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)