Início > Alunos da unipampa promovem mutirao de limpeza em cacapava do sul
Data de publicação 07/06/2022 - 18:03 Data de atualização: 07/06/2022 - 18:07

Alunos da Unipampa promovem mutirão de limpeza em Caçapava do Sul

Por sofiasorgetzt

Na tarde do dia 3 de junho, alunos do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizaram um mutirão de limpeza na Cascata da Chácara do Forte. A atividade alusiva à Semana Nacional do Meio Ambiente, teve neste ano o tema “Uma Só Terra”, o mesmo da Conferência de Estocolmo de 1972, que instituiu o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. 50 anos depois, com o planeta em modo de alerta, o tema nos lembra que embora as ações individuais façam diferença, são necessárias ações coletivas para efetivamente mudar a realidade. Esta campanha reforça que nosso planeta é nossa única casa, com recursos finitos que precisam ser bem cuidados para garantir a vida na Terra.

Ao final da ação, foram coletados 22 sacos de lixo, que foram encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Pampa. A iniciativa foi promovida pela AGM Jr., empresa júnior formada por alunos da Unipampa, que presta serviços como levantamento topográfico, análise de água, plano de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI), Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), projetos hidrossanitários, licenciamento ambiental, cartas geológicas, geoprocessamento e análise mineralógica com custo reduzido. Interessados podem entrar em contato pelo Instagram da AGM Jr

O mutirão de limpeza teve apoio da Unipampa Campus Caçapava do Sul, do Geoparque Caçapava Aspirante Unesco e da Recicla Pampa. Segundo a coordenadora do projeto de extensão “Promovendo a Coleta Seletiva no município de Caçapava do Sul”, administradora Rafaela Rios, que acompanhou os estudantes, é muito satisfatório ver alunos do campus Caçapava do Sul tendo essa consciência e inseridos e atuantes na comunidade. Além disso, Rafaela considera que os alunos foram felizes na escolha da atividade, visto que Caçapava do Sul é a capital gaúcha da Geodiversidade, agraciada com muitas belezas naturais que precisam ser preservadas, e com grande potencial turístico, citando o programa Geoparque.

*Com informações de Rafaela Rios.