Início > Andifes divulga video sobre situacao financeira das universidades e institutos federais no final de
Data de publicação 28/12/2022 - 16:33 Data de atualização: 29/12/2022 - 10:49

Andifes divulga vídeo sobre situação financeira das universidades e institutos federais no final de 2022

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior, Ricardo Marcelo Fonseca, divulgou nesta quarta-feira, 28, um vídeo para desejar feliz ano novo às comunidades universitárias e relatar a situação orçamentária das instituições.

“As universidades e os institutos federais estavam esperançosas, o MEC inclusive fez um movimento em nossa direção para sentir nossas prioridades, mas também para recompor aquele rombo do bloqueio orçamentário de R$ 430 milhões no mês de junho, porém as notícias não foram positivas”, contextualiza ele.

Fonseca explica ainda que o Ministério da Economia “resolveu não deixar um centavo para as universidades e institutos federais”. Dessa maneira, a maioria das instituições federais de ensino superior vão terminar o ano no negativo, segundo ele, algo inédito.

“Esse certamente é último gesto de um governo que efetivamente colocou as universidades e institutos federais como últimos em suas prioridades de governo”, concluiu ele, desejando que o novo governo recoloque as instituições no centro de um projeto de futuro para o país.

De acordo com o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, as palavras do presidente da Andifes retratam uma dura realidade em que a Unipampa, assim como as demais instituições estão inseridas.

“Estando agora na eminência da assunção do novo governo, esperamos, que com tudo que foi levantado no processo de transição e ainda mais o que será discutido e implementado já no início do próximo governo, possamos recuperar todas essas perdas lamentáveis, pela consequência que teve em todo processo. Esperamos que partir do próximo ano tenhamos uma nova etapa em um processo que se avizinha de diálogo, negociação e que nós possamos realmente fazer gestão com a dignidade que a educação, órgãos públicos e autarquias merecem”, declarou o reitor da Unipampa.

Acompanhe a mensagem de Final de Ano do presidente da Andifes:

Tags: Ações