Início > Equipe da unipampa chega semifinal em competicao mundial na area do petroleo
Data de publicação 23/03/2020 - 16:37 Data de atualização: 23/03/2020 - 16:37

Equipe da Unipampa chega a semifinal em competição mundial na área do petróleo

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A equipe de cinco alunos do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que participa da Imperial Barrel Award (IBA) 2020 – competição organizada pela Associação Americana de Geólogos do Petróleo que tem por objetivo permitir aos estudantes contato com os processos e métodos de prospecção de petróleo e gás natural – passaram para a semifinal do campeonato. Os estudantes ficaram entre os quatro melhores da América Latina e do Caribe.

O grupo é composto por cinco alunos, os graduandos em Geofísica, Matheus Fernandes da Cruz e Piero Bastos Romero, e os alunos do 9° semestre de Geologia, Gabriel Góes Marins, Jean Carvalho Toledo e Mayra Kauany Rodrigues Cunha. Os discentes da instituição que participam da IBA 2020 compõem o capítulo estudantil da American Association of Petroleum Geology (AAPG). A próxima etapa deve acontecer em 17 de abril.

Na primeira etapa, a competição foi realiza on-line, via Webex. O time desenvolveu atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural, que vão desde a análise de dados sísmicos e de poços até a proposição de prospectos, análise de risco exploratório e recomendações para trabalhos futuros. Os tópicos cobertos na análise incluem: evolução tectônica, contexto tectônico e geodinâmica; bacias sedimentares: classificação e contexto tectônico; paleogeografia Regional; interpretação Sísmica; interpretação e correlação de perfis de poços; estratigrafia regional/ambientes deposicionais/arcabouço de estratigrafia de seqüências; presença e avaliação da qualidade de rocha geradora; história de subsidência e maturação/migração da rocha geradora (incluindo modelagem 1D da Bacia); presença e avaliação da qualidade de selo; análise de armadilha (estrutural e estratigráfica); avaliação da formação; presença e avaliação da qualidade de reservatório; fluidos em subsuperfície e regimes de pressão; análise de poço seco; avaliação de prospectos; avaliação dos riscos exploratórios e análise volumétrica; e recomendações finais para ações de negócios.

A competição AAPG Imperial Barrew Award é realizada anualmente há 15 anos. Participam da competição 6.154 estudantes de 539 universidades representando 81 países. De acordo com o professor da Unipampa, Felipe Guadagnin, a participação do time de alunos no AAPG IBA 2020 é uma oportunidade para os estudantes terem contato com os métodos e ferramentas utilizados na indústria do petróleo e gás natural, que complementa o conhecimento adquirido ao longo dos cursos de graduação e pós-graduação com cenários de prática, de forma análoga ao que é realizado corriqueiramente na indústria. “A competição é um programa educacional para estudantes de geociências experimentarem o trabalho de times de exploração avaliando dados geológicos e geofísicos em um ambiente corporativo simulado”.

O time Unipampa AAPG IBA 2020 irá disputar a semifinal com outras três instituições representando a região da América Latina e Caribe: Universidad Simón Bolívar da Venezuela, Universidad Industrial de Santander da Colômbia e a Universidad de Buenos Aires da Argentina.

Guadagnin explica que se o time Unipampa for aprovado na semifinal, irá disputar a grande final com representantes dos outros cinco continentes em Houston, Estados Unidos.

Tags: Pesquisa