Início > Geodia 2021 ocorre nesta semana com atividades para comunidade e celebra inscricao do geoparque
Data de publicação 16/11/2021 - 16:57 Data de atualização: 16/11/2021 - 16:57

Geodia 2021 ocorre nesta semana com atividades para a comunidade e celebra inscrição do Geoparque Caçapava como Aspirante a Geoparque Mundial da Unesco

Franceli Couto e Aline Reinhardt

Entre os dias 17 e 20 de novembro, será realizada a sétima edição do Geodia. O evento é uma iniciativa do Geoparque Caçapava, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Prefeitura de Caçapava do Sul. O Geodia surgiu em 2015, visando celebrar o título de Capital Gaúcha da Geodiversidade concedido a Caçapava do Sul por meio da Lei nº 14.708, de 15 de julho de 2015.

Neste ano, o evento ocorrerá de forma híbrida, com atividades on-line e presenciais, tais como oficinas e roteiros turísticos para o público em geral e as escolas. Conforme o professor Felipe Guadagnin, “essa edição é marcada pelo envio do Dossiê do Geoparque Caçapava Aspirante Unesco para a Unesco em Paris, processo fundamental para que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura possa certificar o território de Caçapava do Sul como Geoparque Mundial da Unesco”.

Tanto o Geodia quanto o Geoparque contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Unipampa, com bolsas e edital exclusivo para apoio e incentivo a atividades do Geoparque. “Caçapava do Sul está se tornando realmente uma capital da geodiversidade, e é muito importante que nós como Universidade tenhamos consciência disso para ajudar nesse desenvolvimento da região”, afirma o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unipampa, Paulo Lopes.

Estão previstos na programação do Geodia o Passeio Fotográfico “Caminho das Águas” (18 e 19 de novembro, às 16h. Inscrições até 17 de novembro pelo link) e a Oficina Geodiversidade e Interpretação Patrimonial (18 de novembro das 8h às 17h). Também estão programadas atividades e atrações voltadas às escolas, que serão recepcionadas pelo Espaço do Conhecimento, no Campus Caçapava do Sul da Unipampa, nos dias 18 e 19 de novembro. Estão previstas sessão historiada sobre a Preguiça Gigante, visita ao Jardim da Geodiversidade, contação de histórias, parede de escalada, entre outras atrações.

Candidatura do Geoparque à Unesco

A Unipampa, por meio da Proext, realizou recentemente o envio do Dossiê Geoparque Caçapava Aspirante Unesco para certificação como Geoparque Global da Unesco.A sinalização de interesse à Unesco foi realizada com Carta de Intenções enviada ainda em 2020, conforme critério estabelecido pelo órgão e endossada pelo Ministério das Relações Exteriores. É por meio deste ministério que a candidatura oficial chegará à Unesco ainda neste mês de novembro de 2021. A articulação para a elaboração da candidatura envolveu o não só a Unipampa, por meio da Proext e do Campus Caçapava do Sul, como também a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição parceria que está à frente da candidatura do Geoparque da Quarta Colônia como Aspirante Unesco, além do apoio de lideranças políticas regionais.

Conforme a própria Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, “os Geoparques Mundiais da Unesco são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.” Trata-se de uma abordagem que combina a conservação com desenvolvimento sustentável, com envolvimento das comunidades locais. Atualmente, existem 127 Geoparques Mundiais da Unesco em 35 países. No Brasil, o Parque Nacional do Araripe é o único Geoparque Mundial do país.

Tags: Extensão