Início > Geoparque cacapava recebe missao de avaliacao da unesco
Data de publicação 01/11/2022 - 12:48 Data de atualização: 01/11/2022 - 12:51

Geoparque Caçapava recebe missão de avaliação da Unesco

Avaliação tem como objetivo o reconhecimento mundial do território
Por 2001560014

O Geoparque Caçapava recebe neste domingo, 6, a visita da missão de avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo da visita é avaliar o território para o recebimento do certificado de Geoparque Mundial da Unesco. A iniciativa é fruto de cooperação entre a prefeitura de Caçapava do Sul, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de diversas pessoas, instituições e empresas locais.

A avaliação do Geoparque será feita pelo Geólogo e Paleontólogo, Mahito Watanabe, do Japão, e o graduado em Ciências Ambientais, Antonino Sanz Matencio, da Espanha. Ambos integram o Conselho da Rede Mundial de Geoparques (GGN), responsável pelas avaliações técnicas do Programa Internacional de Geociências e Geoparques (IGGP) da Unesco. Durante a visita, prevista para durar cinco dias, os avaliadores serão acompanhados por uma equipe do Geoparque e farão um passeio pelos geossítios do território.

O principal foco da visita é avaliar o patrimônio material e imaterial de Caçapava e sua colaboração para o desenvolvimento econômico, ambiental e social da região. A preparação para a visita tem sido feita pela prefeitura, Unipampa, UFSM e comunidade desde abril deste ano, após aprovação de dossiê do Geoparque enviado para a Unesco em novembro de 2021.

O território de Caçapava do Sul possui diversas riquezas naturais, como a formação de rochas, sedimentos e minerais, sendo uma das mais antigas do estado do Rio Grande do Sul. As rochas da Bacia do Camaquã, em Caçapava, colaboram, por exemplo, para estudos e pesquisas sobre a história da formação dos atuais continentes. A fauna e a flora da região tornam o município um importante patrimônio de preservação ambiental. Este conjunto de elementos faz de Caçapava a Capital Gaúcha da Geodiversidade.

Atualmente Geoparque Aspirante Unesco, a iniciativa é uma estratégia para o desenvolvimento baseada no turismo, educação, geoconservação e geodiversidade. O professor da Unipampa e um dos organizadores do Geoparque, Felipe Guadagnin, explica uma das alternativas utilizadas em Caçapava para unir o turismo e o conhecimento através do geoturismo. “A pessoa visita o território e aprende algo sobre a história, a paisagem e a importância da sua convervação”, explica. Segundo ele, a certificação da Unesco tem o potencial de estimular diversas formas de turismo na região.

O patrimônio cultural de Caçapava também estimula o desenvolvimento do ensino em diversos níveis. Um dos principais eventos ligados à educação por meio da geodiversidade é o "Geodia”. A iniciativa é promovida pela prefeitura, UFSM e Unipampa e reúne estudantes de diversas escolas da região, discentes de graduação, pesquisadores e a comunidade local. De acordo com Guadagnin, o título de Geoparque reconhecido pela Unesco pode conferir destaque mundial para o território e alavancar esta e outras iniciativas. A previsão para a divulgação do resultado oficial da avaliação é para o início do próximo ano.

Conheça mais sobre a história e o território no site Geoparque Caçapava

Para acompanhar todos os detalhes sobre a visita acesse a página do Geoparque no Instagram

Tags: Graduação