Início > Processo seletivo para indigenas aldeados e moradores das comunidades remanescentes de quilombos
Data de publicação 05/11/2019 - 12:45 Data de atualização: 07/11/2019 - 14:31

Processo seletivo para indígenas aldeados e moradores das comunidades remanescentes de Quilombos está com inscrições abertas

O período de inscrição é de 05 de novembro a 02 de dezembro. A aplicação das provas ocorrerá no dia 20 de dezembro
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou, nesta semana, a abertura do período de inscrições para o Processo Seletivo Específico para Indígenas Aldeados e Moradores das Comunidades Remanescentes de Quilombos. As inscrições devem ser feitas no período de 05 de novembro a 02 de dezembro por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). O ingresso está previsto para o primeiro semestre de 2020.

O processo seletivo oferta 20 vagas para os cursos de graduação, sendo dez vagas destinadas para indígenas aldeados e dez para moradores das comunidades remanescentes de quilombos. Será aceita somente uma inscrição por candidato. É possível selecionar um curso entre os 65 disponíveis, no entanto, será ofertada apenas uma vaga por curso para cada grupo de candidatos desta seleção. Segundo o Edital nº 443/2019, “as ofertas efetivas das vagas dependerão do desempenho dos candidatos, sendo contemplados os 10 primeiros colocados de cada grupo, limitadas a uma vaga por curso”.

A prova será aplicada no dia 20 de dezembro, às 14h, e terá duração de três horas. A abertura das salas para entrada dos candidatos ocorrerá às 13h e o fechamento às 13h50, conforme horário de Brasília. O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de uma hora. O processo seletivo é composto por uma prova de redação, na modalidade dissertativa. Serão avaliados os critérios de atendimento ao tema, progressão temática, predomínio da tipologia dissertativa e adequação à norma culta do português brasileiro. A redação deverá ser escrita com caneta esferográfica azul ou preta fabricada com material transparente.

Confira os locais de aplicação da prova

Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Passo Fundo

Endereço: Estrada Perimetral Leste, 150 – próximo ao entroncamento da BR 285 – Passo Fundo/RS.

Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen

Endereço: Linha 7 de Setembro, s/n, BR 386 – KM 40, CEP: 98400-000 – Frederico Westphalen/RS.

Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé

Endereço: Av. Maria Anunciação Gomes de Godoy, 1650 – Bairro Malafaia – CEP 96413-170 – Bagé/RS.

Quais são os requisitos para participar da seleção?

Para concorrer às vagas deste processo seletivo, é preciso ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública; ter concluído, até a data da matrícula (caso aprovado), os estudos relativos ao ensino médio ou equivalente e apresentar comprovação no ato da matrícula; não possuir curso superior; não ter cursado e concluído nenhuma graduação. Além destes requisitos, é necessário autodeclarar-se e comprovar sua condição de indígena aldeado ou morador de comunidades remanescentes de quilombos.

Inscrições – De 05/11 a 02/12/2019;

Divulgação da lista de inscritos – Até 05/12/2019;

Interposição de recursos da lista de inscritos – Até 09/12/2019;

Realização da prova – 20/12/2019;

Divulgação do resultado provisório – A partir de 20/02/2020;

Interposição de recursos – 02 dias úteis após a divulgação do resultado;

Divulgação do resultado final – Até 06/03/2020;

Matrículas – De 18/03 a 19/03/2020.

Para mais informações, leia atentamente o Edital nº 443/2019.

Tags: Graduação