Início > Programa de pos graduacao em tecnologia mineral tem nome alterado para programa de pos graduacao em
Data de publicação 24/01/2022 - 18:16 Data de atualização: 24/01/2022 - 18:16

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral tem nome alterado para Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral

A portaria com a alteração foi publicada no último dia 17
Por Franceli Couto Jorge

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral (PPGTM) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ofertado pelo Campus Caçapava do Sul, passou a ser denominado Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral (PPGEM). A alteração foi feita por meio da Portaria nº 13 do Ministério da Educação (MEC)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicada no Diário Oficial da União, no dia 17 de janeiro de 2022.

Conforme a coordenadora do PPGEM, professora Luciana Arnt Abichequer, o município de Caçapava do Sul e a região já foram locais onde existiram minerações de ouro e cobre e, atualmente, respondem por 85% da produção de calcário do Estado, além de serem alvo de novos projetos em fase de instalação. A docente explica que no campus há os cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, Geologia, Geofísica, Licenciatura em Ciências Exatas e o Curso Superior de Tecnologia em Mineração (CSTM), este último entrou em processo de extinção, sendo substituído pelo curso de Engenharia de Minas. “Com o objetivo de acompanhar esta mudança e melhor atender às expectativas de qualificação profissional dos egressos, não só do novo curso de Engenharia de Minas, mas dos demais cursos de graduação do campus, é que vimos propor a modificação do nome do PPGTM para Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral (PPGEM)”, esclarece a coordenadora.

Para a professora, a mudança também trará benefícios para quem já está inserido no mercado de trabalho. “Também acreditamos que a mudança na titulação conferida aos egressos, de Mestre em Tecnologia Mineral, para Mestre em Engenharia, seja mais atrativa para os profissionais já inseridos no mercado de trabalho e alunos advindos de cursos de áreas afins de outras Universidades”, finaliza Luciana.