Início > Semana pedagogica da unipampa promove acoes para o desenvolvimento profissional dos docentes
Data de publicação 10/03/2020 - 14:27 Data de atualização: 10/03/2020 - 14:27

Semana Pedagógica da Unipampa promove ações para o desenvolvimento profissional dos docentes

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Divisão de Formação e Qualificação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), das Coordenações Acadêmicas e dos Núcleos de Desenvolvimento Educacional (Nude) das Unidades Universitárias, promove a primeira edição da Semana Pedagógica, entre os dias 09 e 13 de março de 2020. A ação institucional ocorre nos dez campi da Unipampa a fim de atender as especificidades referentes à formação pedagógica de cada campus.

Para esta semana, estão previstas reuniões de planejamento das atividades de ensino e realização de ações de formação pedagógica. Além disso, a programação marca o início das atividades letivas na Universidade. De acordo com a Prograd, a Unipampa investe na formação continuada dos docentes, pois a defende como componente essencial ao desenvolvimento profissional. Para a servidora da Divisão de Formação e Qualificação, Aline Souza da Luz, “as ações e atividades formativas contribuem para o aperfeiçoamento da prática pedagógica desenvolvida pelos docentes e corrobora com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, incidindo na qualificação do ensino de graduação”.

Conheça as atividades promovidas na Semana Pedagógica nos campi

No Campus Alegrete, haverá reunião geral docente, palestras, oficina sobre componentes semipresenciais, sobre instrumentos e avaliação e planos de ensino.

No Campus Bagé, as ações concentram-se nos dias 12 e 13 de março. Os temas abordados serão Pluralidades juvenis: um desafio à universidade e Neurociência do Cotidiano.

Em Caçapava do Sul, a programação conta com uma palestra sobre Currículos Flexíveis e Avaliação por parecer, ministrada pela professora Amélia de Bastos.

Em Dom Pedrito, as atividades começam nesta terça-feira, 10, às 14h, com uma acolhida aos professores e roda de conversa. No dia 12 de março, às 9h, haverá uma oficina intitulada Moodle como espaço de aprender e interagir e às 14h a programação prevê uma roda de conversa com a pró-reitora adjunta de Graduação, Shirley Nascimento, sobre Evasão e Retenção da Unipampa. Na sexta-feira, 13, às 10h, será promovida uma oficina de Libras. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico.

No Campus Itaqui, a programação inicia na quarta-feira, 11, às 8h30. Entre os assuntos debatidos: PDI – Perfil institucional e desenvolvimento regional; relatos de práticas exitosas na graduação e metodologias ativas: estratégias pedagógicas para a prática do docente universitário. Na quinta-feira, 12, a discussão será sobre as práticas pedagógicas dialógico-problematizadoras integradas às tecnologias. À tarde, o tema de formação será Evasão e ações para combatê-la e relatos de práticas exitosas na graduação. Na sexta-feira, 13, os temas serão Crises psicológicas e rede de apoio do município: acolhida e encaminhamento e Primeiros Socorros. No sábado, haverá uma confraternização de início do semestre letivo de 2020.

Em Jaguarão, a Semana Pedagógica conta com planejamento individual, reunião das Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão, apresentação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina), avaliação e planejamento participativo do campus, Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e Cine Fórum – Filme Orgulho.

No Campus Santana do Livramento, a programação da Semana Pedagógica terá recepção aos docentes e técnicos, debate sobre legislação, debate sobre metodologias ativas, planejamento de ensino, avaliação da aprendizagem e formação humanista e transdisciplinar.

Em São Borja, a Semana Pedagógica inclui discussão sobre evasão e retenção do campus, curso sobre novas tecnologias e transversalidades nas Ciências Humanas, apresentação de prática didático-pedagógica, socialização e discussão sobre questões didático-pedagógicas e processos de ensino-aprendizagens.

No Campus São Gabriel, haverá a apresentação do novo PDI, roda de conversas, discussão sobre evasão e retenção, noções básicas em saúde mental e metodologias ativas no ensino superior.

Em Uruguaiana, a programação inclui palestra sobre Inovação Pedagógica na Docência Universitária: algumas reflexões e simulações pedagógicas simultâneas sobre fundamentos para a compreensão e operacionalização de grupos em contextos de ensino-aprendizagem, pedagogia das ruas e metodologia ativa Team-Based Learning no Ensino e aprendizagem. Na sexta-feira, as simulações pedagógicas serão sobre diálogos e vivências sobre corpo, gênero, sexualidade e relações étnico-raciais no ensino superior, estações por rotação e introdução à aprendizagem baseada em problemas.

Informações específicas sobre cada unidade universitária pode ser obtida com as Coordenações Acadêmicas e os Núcleos de Desenvolvimento Educacional.

Tags: Graduação