Início > Unipampa concede aos estudantes auxilios do programa de apoio emergencial
Data de publicação 20/03/2020 - 14:14 Data de atualização: 20/03/2020 - 14:14

Unipampa concede aos estudantes auxílios do Programa de Apoio Emergencial

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou nesta sexta-feira, 20, o Edital nº 71/2020, que orienta sobre a concessão de auxílios do Programa de Apoio Emergencial aos estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2020, matriculados em cursos de graduação presencial e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições começam hoje, dia 20 de março, e seguem até a próxima sexta-feira, 27 de março.

Para participar do processo seletivo, o estudante deverá realizar a inscrição por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), selecionando o Edital nº 71/2020 – Apoio Emergencial – Pandemia COVID-19. Além disso, deve anexar a documentação exigida para comprovação da situação socioeconômica, de forma digitalizada, no sistema Guri, durante o processo de inscrição. Os inscritos no Programa de Apoio ao Ingressante, que já realizaram a entrega da documentação ao Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude) e aqueles que ingressaram na Unipampa pelo regime de cotas, nas linhas L1, L2, L9 e L10, não precisam anexar a documentação comprobatória de renda. A relação completa dos documentos e todas as informações para participar do processo seletivo estão no Edital nº 71/2020, que deve ser lido com atenção pelos interessados.

A finalidade do Edital nº 71/2020 é contribuir com as despesas de deslocamento dos discentes até suas cidades de origem ou nas despesas de manutenção nas cidades-sede dos campi da Unipampa, devido ao período de suspensão das atividades acadêmicas, ocasionada pela pandemia da Covid-19. O auxílio financeiro será concedido em duas modalidades. A primeira delas compreende os discentes inscritos no Edital, de acordo com os critérios exigidos, cujo grupo familiar resida em municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Para essa modalidade, o auxílio financeiro será concedido em parcela única no valor de R$ 300. A segunda modalidade compreende os discentes cujo grupo familiar resida em municípios dos demais estados brasileiros. Nesse caso, o valor, pago em parcela única, é de R$ 600.

Quem pode concorrer aos auxílios?

Para ser um dos contempláveis, o estudante deve atender aos seguintes critérios:

• Ser ingressante em 2020, comprovando ser este o seu primeiro vínculo com a Unipampa;
  • Estar matriculado em, no mínimo, 20 créditos semanais no primeiro semestre letivo de 2020;
  • Ser ingressante com renda per capita inferior a 1,5 (um e meio) salários mínimos;
  • Não residir e não possuir pais ou responsáveis que residam, até a data da matrícula, na sede do município onde se situa o campus da Unipampa ao qual esteja vinculado;
  • Realize a inscrição no Edital nº 71/2020.

A divulgação dos resultados preliminares está prevista para ocorrer no dia 02 de abril. O resultado final está programado para ser divulgado em 07 de abril.

Tags: Graduação