Início > Unipampa modifica regras para redistribuicao de vagas remanescentes das acoes afirmativas
Data de publicação 17/02/2020 - 16:42 Data de atualização: 28/02/2020 - 14:43

Unipampa modifica regras para redistribuição de vagas remanescentes das ações afirmativas

Mudança reforça compromisso com a inclusão e a diversidade na Universidade
Por Aline Reinhardt da Silveira

A Unipampa está com uma novidade na forma de redistribuir as vagas destinadas às ações afirmativas que não foram preenchidas no Sisu e na Chamada por nota do Enem. Agora, as vagas não preenchidas originalmente destinadas às ações afirmativas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que estudaram em escola pública (com restrição ou não de renda) e para candidatos com deficiência que estudaram em escola pública (com restrição ou não de renda) serão destinadas para candidatos com as mesmas características, mas sem restrição de renda ou a exigência de ter estudado em escola pública durante todo o Ensino Médio. A mudança foi definida pelo Edital nº 18/2020.

O processo ocorre da seguinte forma: as vagas não preenchidas pelas ações afirmativas L2, L6, L9, L13, L10 e L14 (veja legenda no infográfico abaixo) são redistribuídas, conforme lei, para outras ações afirmativas que têm como exigência apenas que o candidato tenha estudado em escola pública. Anteriormente, quando não havia candidatos nessas ações afirmativas, as vagas então retornavam para a ampla concorrência.

A partir de agora, antes de serem redistribuídas para ampla concorrência, as vagas são destinadas para as ações afirmativas próprias da Unipampa, conhecidas como A1 e A2, para candidatos com as mesmas características da vaga originalmente ofertada, mas sem restrição de renda ou a exigência de ter estudado em escola pública durante todo o Ensino Médio, conforme infográfico abaixo.

Com essa mudança, a Unipampa fortalece suas ações afirmativas e reforça seu compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e transformada para melhor.

Ações afirmativas Sisu 2020

#pracegover: Redistribuição de vagas remanescentes das ações afirmativas na Unipampa. As vagas não preenchidas nas ações afirmativas L2 Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e L6 Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas vão para a ação afirmativa A2 Candidatos negros (pretos ou pardos). As vagas não preenchidas nas ações afirmativas L9 Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e L13 Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas vão para a ação afirmativa A1 candidatos com deficiência. As vagas não preenchidas nas ações afirmativas L10 Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. L14 Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas vão para a ação afirmativa A1Candidatos com deficiência. Mas, caso ainda sobrem vagas, elas vão para a ação afirmativa: A2 Candidatos Negros (pretos ou pardos).

Tags: Graduação