Início > 12o siepe traz palestra sobre algoritmo e tomada de decisao com ronaldo mota
Data de publicação 24/11/2020 - 09:38 Atualizado em: 24/11/2020 - 13:31 213 visualizações

12º Siepe traz palestra sobre “Algoritmo e Tomada de Decisão” com Ronaldo Mota

Transmissão acontece pelo canal do salão no Youtube
Por Aline Reinhardt da Silveira

Nesta terça-feira, 24, o 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe Ronaldo Mota, Diretor Científico da Digital Pages e Membro Titular da Academia Brasileira de Educação, que palestrará sobre “Algoritmo e Tomada de Decisão” às 18h. A transmissão ocorre pelo YouTube.

homem grisalho sorri. ao lado, em fundo azul, informações sobre o evento e sobre a palestra que estão no texto

Ronaldo Mota é diretor científico da Digital Pages e membro da Academia Brasileira de Educação. Foi chanceler e reitor da Universidade Estácio de Sá, professor titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisador do CNPq, secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, secretário nacional de Educação Superior, secretário nacional de Educação a Distância e ministro interino do Ministério da Educação. Realizou pós-doutoramentos nas universidades de Utah/Estados Unidos e da Columbia Britânica/Canadá e foi professorial visiting fellow no Instituto de Educação da Universidade de Londres/Reino Unido.

Em “Algoritmo e Tomada de Decisão”, o professor debaterá como esta próxima década que se avizinha (2021-2030) será moldada por inovadoras plataformas de aprendizagem inteligentes. “Plataformas que nos ajudarão a tomar decisões e, por vezes, tomarão decisões por nós. Antes de nos assustarmos, melhor entender como funciona e sermos, se possível, senhores de nossos destinos”, destaca. Para ele, muito além da educação a distância da década anterior, esses novos ambientes virtuais de aprendizagem estarão recheados com analítica da aprendizagem, algoritmos, assistentes virtuais por fala, laboratórios de simulação e múltiplas realidades, metacognição etc.

Diante da necessidade de se lidar adequadamente com grandes quantidades de dados (“Big Data”) e a emergência da Aprendizagem Profunda (ou “Deep Learning”), Mota questiona por que essas funcionalidades passaram a ser, rapidamente, tão relevantes no mundo contemporâneo? “A resposta mais simples é que jamais tivemos a abundância de dados que dispomos hoje, bem como seria inimaginável a capacidade computacional absurda que temos em mãos. Isso tudo, agregado aos desenvolvimentos recentes em algoritmos e acesso a novas ferramentas e estruturas, e está dada a receita para uma enorme revolução em curso”, explica.

Adiantando um pouco de sua fala, o palestrante afirma: “algo que creio ser válido para todos os setores da sociedade, incluindo todo o mundo da educação, é expresso por uma frase cujo autor desconheço, mas é muito adequada: ‘Machine Learning não vai substituir os cientistas, porém, os cientistas que usam Machine Learning em um futuro próximo substituirão os que não usam’.”