Início > Docente da unipampa publica livro sobre vitivinicultura
Data de publicação 14/09/2022 - 15:23 Atualizado em: 14/09/2022 - 15:24 184 visualizações

Docente da Unipampa publica livro sobre Vitivinicultura

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do Campus Dom Pedrito, Juan Saavedra del Aguila, lançou o livro Vitivinicultura: Cultivo da Uva e Produção de Vinhos, com organização dele e da pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Lília Sichmann Heiffig del Aguila.

A obra tem como foco principal a discussão científica por intermédio de trabalhos diversos desenvolvidos pelo Curso de Bacharelado em Enologia da Unipampa; Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade de Caxias do Sul (UCS) e; pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

De acordo com Saavedra, o livro está sendo disponibilizado para a comunidade técnico-científico e para a comunidade em geral, como mais uma contribuição da Ciência Brasileira ao Mundo do Vinho.

Sobre o livro

Os efeitos das Mudanças Climáticas estão sendo sentidos ao redor do planeta e de todas as regiões produtoras de Uva, por isso a pesquisa sobre o manejo do dossel vegetativo da Videira é fundamental. O Vinho é obtido da fermentação do mosto pela ação de leveduras, e este mosto contido nas bagas nada mais é do que açúcares fabricados pela Videira, a partir da transformação de energia luminosa em energia química, num processo fisiológico essencial para o nosso planeta, a Fotossíntese. Desta forma, pode se dizer que, em suma, a produção do Vinho tem como ponto de partida o Sol.
A temática, do manejo de dossel vegetativo, é abordada no Capítulo 1, apresentando resultados de pesquisa numa região que no ano de 2020 obteve a Indicação Geográfica (IG), na modalidade de Indicação de Procedência (IP), região denominada de Campanha Gaúcha, localizada, em grande parte, na metade sul do Rio Grande do Sul (RS).
No Capítulo 2, se traz indicativos que a seleção e melhoramento de leveduras com baixa capacidade de adsorção de antocianinas poderia ser uma ferramenta interessante para aumentar a coloração dos Vinhos Tintos.
No Capítulo 3, um trabalho com levedura do gênero Issatchenkia, trouxe resultados promissores desta levedura para reduzir a acidez málica em fermentações de Vinho.
No último Capítulo, são apresentados achados científicos interessantes sobre leveduras não convencionais, em Vinhos elaborados com uma cultivar brasileira de uva, a BRS Lorena.
Finalmente, se quer ressaltar a importância dos Institutos Federais e das Universidades, sejam estas públicas ou privadas, na geração de conhecimento no Brasil.

Ana Paula Longaray Delamare

Angela Rossi Marcon