Início > Educacao do campo recebe conceito maximo em avaliacao de reconhecimento de curso pelo mec
Data de publicação 05/11/2019 - 09:26 Atualizado em: 08/11/2019 - 13:45 566 visualizações

Educação do Campo recebe conceito máximo em avaliação de reconhecimento de curso pelo MEC

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) conta com mais um curso de graduação com conceito máximo: a Licenciatura em Educação do Campo, ofertada pelo Campus Dom Pedrito. O curso, na modalidade presencial, recebeu a visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC) nos dias 23, 24, 25 e 26 de outubro. O resultado – no qual consta a nota máxima, ou seja, cinco – foi divulgado na segunda-feira, 4.

Para o reconhecimento de curso são avaliadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. As dimensões são avaliadas a partir da consulta a documentos como o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Projeto Pedagógico do Curso, Relatório de Autoavaliação Institucional, Políticas Institucionais, Diretrizes Curriculares Nacionais e o Formulário Eletrônico preenchido pela Instituição de Ensino Superior no e-MEC.

Na primeira dimensão – Organização didático-pedagógica – são considerados 27 itens que incluem, entre outros, os objetivos do curso, o perfil profissional do egresso, a metodologia, os conteúdos curriculares, estágio curricular, atividades complementares, tecnologias de informação e comunicação e procedimentos de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem.

A segunda dimensão – Corpo docente e tutorial – compreende 20 tópicos para avaliação, entre eles, a atuação do Núcleo Docente Estruturante, a atuação do coordenador, experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do coordenador, titulação do corpo docente do curso, funcionamento do colegiado do curso ou equivalente e produção científica, cultural, artística ou tecnológica.

A última dimensão, que é a da Infraestrutura, avalia 21 itens que inclui sala de professores, sala de aula, acesso dos alunos a equipamentos de informática, bibliografia básica e complementar, laboratórios didáticos especializados e Comissão de Ética em Pesquisa.

A vice-reitora da Unipampa, professora Nádia Fátima dos Santos Bucco, reitera a alegria e a satisfação pela nota obtida pelo curso e ressalta que é o resultado de um trabalho em equipe. “É um curso que demonstra coerência com os documentos institucionais, bem como ressalta o grande envolvimento dos docentes, servidores técnicos e discentes, em um trabalho articulado para a formação de futuros educadores com uma formação de excelência”, afirma.

Para o coordenador do curso, professor Jonas Anderson Simões das Neves, “a demanda social crescente, a qualidade acadêmica atestada tanto pelo Inep/MEC quanto pela significativa inserção de egressos(as) nas redes de educação municipais e estadual, com excelentes colocações em concursos públicos e processos seletivos, bem como as baixas taxas de evasão e retenção, consolidam definitivamente o curso junto à instituição, ao campus e à comunidade”.

Segundo o coordenador substituto do curso de Licenciatura em Educação do Campo, professor José Guilherme Franco Gonzaga, “o conceito evidencia a qualidade da formação em alternância e a importância do processo seletivo específico para ingresso no curso, que tanto estimulam a relação universidade-comunidade quanto garantem o acesso das populações historicamente marginalizadas ao Ensino Superior”.

De acordo com os coordenadores, “a avaliação respalda as contribuições que o curso traz para o debate sobre a Educação do Campo no Brasil, ressaltando-se ainda que o conceito máximo obtido destaca a relevância da perspectiva de formação de professores e de produção de conhecimentos realizada na Educação do Campo, como uma área do conhecimento que vem ressignificando a educação em contextos não urbanos, respeitando as culturas, os tempos, os saberes e os modos de vida destes diferentes povos”.

Para saber mais sobre o curso, assista ao vídeo: