Página Inicial > Abertas Inscricoes para o Curso de Extensao Online para Producao de Recursos Pedagogicos Acessiveis
Data de publicação 22/07/2021 - 10:36 Atualizado em 22/07/2021 - 10:38 247 visualizações

Abertas as inscrições para o curso de extensão online para a produção de recursos pedagógicos acessíveis

A proposta é uma iniciativa da Unipampa, por meio do grupo de pesquisas Inclusive

Professores da rede básica de educação, de todo o Brasil, podem se inscrever, entre 24 e 26 de julho, para o curso “Produção de Recursos Pedagógicos Acessíveis para Estudantes com Deficiência”, ofertado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) na modalidade a distância. A carga horária total é de 90 horas, dividida em três módulos, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2021. Estão disponíveis 625 vagas e os interessados devem preencher o formulário online. Os pré-requisitos são ser professor da rede pública e ter acesso a computador, ou equipamento eletrônico equivalente, com acesso à internet e e-mail do Gmail.

A coordenadora do curso, professora Claudete da Silva Lima Martins, explica que o objetivo do curso é oferecer formação acadêmico-profissional que proporcione a aprendizagem sobre a produção de recursos pedagógicos acessíveis, para a realização de práticas pedagógicas inclusivas voltadas a estudantes com deficiência. “Queremos que o curso seja uma oportunidade para contribuir e colaborar com professores de escolas públicas, de todo o Brasil, agregando esforços que contribuam para construção de uma educação efetivamente inclusiva. Para tanto, o curso promoverá  atividades bastante objetivas, práticas e centradas nos desafios do cotidiano escolar, tanto na proposta metodológica de ensino remoto emergencial (em razão do atual contexto pandêmico que vivemos), quanto no  ensino presencial", conta Claudete.

A carga horária total do curso de extensão é de 90 horas, divididas em três módulos, desenvolvidos nos meses de agosto, setembro e outubro. Semanalmente serão disponibilizadas atividades no ambiente virtual de aprendizagem do Google Classroom, para que os cursistas acessem e as realizem, conforme a sua disponibilidade de tempo. Nas quartas-feiras, à noite, serão realizados encontros síncronos. O curso terá início no dia 4 de agosto, em uma live oficial de abertura, às 19h, com apresentação dos princípios organizadores do curso e da temática.

A oferta do curso é uma articulação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação (SEMESP-MEC), como uma das ações do Programa de Extensão Tertúlias Inclusivas no Pampa. As dúvidas e outras questões podem ser enviadas para o e-mail cursoprpaed@gmail.com.

Com informações de Simôni Costa Monteiro Gervasio