Página Inicial > Abertas Inscricoes para o Processo Seletivo Complementar da Unipampa
Data de publicação 13/05/2021 - 13:53 Atualizado em 13/05/2021 - 13:53 289 visualizações

Abertas inscrições para o Processo Seletivo Complementar da Unipampa

Por Aline Reinhardt da Silveira

Começam nesta sexta-feira, 14, o período de inscrições para o Processo Seletivo Complementar para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), referentes ao período letivo de 2021/01. O Edital nº 168/2021 prevê como modalidades de ingresso o 2º ciclo do BICT, reingresso, conclusão de primeira graduação, reopção de curso, transferência voluntária ou portador de diploma.

As inscrições para participar da seleção devem ser feitas até 28 de maio e devem ser realizadas pelo Sistema Guri da Unipampa. Pedidos de isenção das taxas de inscrição (que variam de R$ 10,00 a R$ 50,00, conforme a modalidade em que há previsão de taxa) podem ser realizadas até 18 de maio, segundo os termos do Edital. Também estão no Edital a lista completa de documentos e procedimentos necessários à inscrição e o quadro completo das vagas disponíveis nos dez campi da Unipampa, distribuídos em Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

Conheça as modalidades do Processo Seletivo Complementar Unipampa 2021/01:

• a) 2º CICLO DE FORMAÇÃO PARA EGRESSOS DE CURSOS DE BACHARELADOS E LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES: é a forma de ingresso para diplomados ou concluintes de um curso da UNIPAMPA, há no máximo 3 anos, de cursos interdisciplinares que permite a continuidade da formação em um dos demais cursos de graduação oferecidos pela Unipampa.
  • b) REINGRESSO: é a forma de ingresso de ex-alunos da Unipampa em situação de abandono, cancelamento ou desligamento de curso há menos de 2 (dois) anos. O reingresso somente poderá ocorrer no curso no qual o candidato esteja em situação de abandono. Se o candidato estiver em situação de abandono em mais de um curso da Unipampa, poderá pleitear vaga somente no curso cujo abandono seja mais recente.
  • c) CONCLUSÃO DE PRIMEIRA GRADUAÇÃO: é a categoria de Processo Seletivo Complementar para discentes de instituições de ensino superior, em situação de abandono ou cancelamento, que buscam concluir sua primeira graduação. O candidato deverá apresentar aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) da carga horária do curso pretendido.
  • d) REOPÇÃO DE CURSO: é a modalidade de Processo Seletivo Complementar mediante a qual o discente, com vínculo em curso de graduação da Unipampa, pode transferir-se para outro curso de graduação ou outro turno de oferta de seu Curso de origem na Unipampa.
  • e) TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA: é a forma de ingresso de discentes regularmente matriculados ou com matrícula trancada em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, reconhecida conforme legislação, e que desejam transferir-se para a Unipampa. A transferência voluntária deverá ocorrer no mesmo curso de origem do candidato. Caso a Unipampa não possua o curso em questão, o candidato poderá se inscrever em curso da mesma área de conhecimento.
  • f) PORTADOR DE DIPLOMA: é a forma de ingresso para diplomados por Instituições de Ensino Superior do País em curso reconhecido conforme legislação ou para diplomados que tenham obtido diploma no exterior, desde que este tenha sido revalidado na forma da lei. Portadores de diploma podem concorrer a qualquer curso, independente da área na qual foram diplomados.

Fique atento a atualizações pelo site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), na área de Editais.