Página Inicial > Abertura do Programa Residencia Pedagogica Abordou Comunidades de Pratica
Data de publicação 19/10/2022 - 13:50 Atualizado em 19/10/2022 - 14:11 137 visualizações

Abertura do Programa Residência Pedagógica abordou comunidades de prática

Por Franceli Couto Jorge

Na tarde da última terça-feira, 18, foi realizada atividade de abertura das atividades da terceira edição do Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A palestra central foi ministrada por Renata Soares sobre o tema comunidades de prática e a oportunidade de se construir, por meio do programa, comunidades de prática nas licenciaturas. Também houve a participação da ex-residente, Samara Oliveira, que pontuou sobre a relevância do Programa na sua vida acadêmica.

A abertura do evento contou com a participação do pró-reitor adjunto de Graduação, Cesar Cristaldo, que enfatizou a importância do programa para os cursos de licenciaturas da Instituição. Já a professora Claudete Martins, que atuou nas edições anteriores, destacou os desafios e as potencialidades do Programa de Residência Pedagógica.

A professora Claudete Robalos da Cruz apresentou a estruturação do Projeto Institucional desta edição, que está constituído por dez subprojetos, em 13 núcleos de residência, compostos por 15 residentes (estudantes da graduação), três preceptores (professores da educação básica) e um docente orientador (professor na Unipampa). Claudete apresentou as 35 escolas-campo integrantes do projeto. Os municípios que recebem os residentes são: Bagé, Itaqui, São Gabriel, Caçapava do Sul, Jaguarão, Arroio Grande, Uruguaiana, São Borja e Dom Pedrito. Por fim, a docente desejou a todos um bom início das atividades e lançou o desafio do fortalecimento dos núcleos através da constituição de comunidades de prática.

Abertura do Programa Residência Pedagógica abordou comunidades de prática - Divulgação