Página Inicial > Bolsas de Pos Graduacao da Capes Devem Ser Pagas Ate Dia 13 de Dezembro
Data de publicação 08/12/2022 - 21:25 Atualizado em 08/12/2022 - 21:27 113 visualizações

Bolsas de pós-graduação da Capes devem ser pagas até dia 13 de dezembro

Nesta quinta-feira, 8, novos anúncios foram feitos sobre a liberação de recursos na área da Educação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou, no início da tarde, o desbloqueio de R$ 50 milhões de seu orçamento. Horas mais tarde, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o pagamento de todos os/as bolsistas está garantido com a liberação de mais R$ 160 milhões, sendo este valor destinado aos cem mil estudantes de pós-graduação no país. O valor inicial - de R$ 50 milhões - deve cobrir o pagamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica. O pagamento, referente ao mês de dezembro, deve ocorrer até a próxima terça-feira, 13.

Na pós-graduação da Unipampa há 121 bolsistas Capes nos cursos de mestrado e doutorado, que aguardam a liberação anunciada hoje. Para as demais modalidades de bolsas acadêmicas, até o momento, ainda não há previsão de pagamento. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) seguem atuando para conseguir a recomposição do orçamento das universidades e institutos, que ainda apresentam um grande déficit em seus orçamentos.

Para o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, a mobilização dos discentes da Unipampa, articulada com o movimento no Brasil inteiro, foi preponderante na reversão parcial das perdas orçamentárias. "Estando em Brasília com o vice-reitor desde terça-feira, 6, dialogamos com representantes da bancada gaúcha - senadores e deputados/as - para pedir apoio com o intuito de expor a situação de extrema gravidade das IFES", afirma Roberlaine. O reitor destaca ainda que outras ações estão sendo articuladas pela gestão junto ao Ministério Público Federal, prefeitos/as e vereadores/as do RS. "Entendemos que todas essas ações somadas de gestores das IFES, Andifes, docentes, servidores e, sobretudo, dos discentes trarão o resgate da dignidade da educação no nosso país", finaliza Roberlaine Ribeiro Jorge.