Página Inicial > Curso de Neurociencia Aplicada Educacao Abre Inscricoes Docentes da Rede Basica
Data de publicação 08/09/2021 - 14:41 Atualizado em 08/09/2021 - 17:30 223 visualizações

Curso de Neurociência Aplicada à Educação abre inscrições a docentes da Rede Básica

Por Aline Reinhardt da Silveira

Estão abertas as inscrições para o 10º Curso de Neurociência Aplicada à Educação, realizado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) por meio do Programa de Extensão POPNEURO, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unipampa. O público-alvo do curso são professores e professoras da rede de Educação Básica, e nos encontros serão discutidos temas básicos e relevantes da neurociência e neuroeducação, tais como: desenvolvimento do sistema nervoso, neuroplasticidade, aprendizagem e memória, atenção e emoção, funções executivas e processos neurobiológicos da leitura, neuromitos e neurofilia, diálogos entre neurociência e educação, entre outros.

O curso é totalmente gratuito e será realizado via Internet, ao longo de seis semanas. Estão previstos encontros síncronos (ao vivo) às quartas-feiras, das 18h às 20h, de 27 de outubro a 1º de dezembro, além de atividades assíncronas relacionadas, exclusivas aos inscritos. São ofertadas 80 vagas, e a inscrição deve ser feita por meio de formulário online até 30 de setembro. Os interessados que não são professores da Educação Básica poderão acompanhar pelo Youtube, em transmissão ao vivo no canal da NeuromechTV, sem necessidade de inscrição.

Sobre o curso
Como esta é a décima edição do curso,  a idealizadora e coordenadora do POPNeuro, Pâmela Mello-Carpes destaca que a proposta é de uma programação especial, comemorativa, com participação de cientistas convidados atuantes e referências da área de neuroeducação, além da participação de professores e professoras da Educação Básica que já realizaram o curso em edições anteriores.

“Este curso já foi ofertado em anos anteriores, sendo realizadas oito edições em Uruguaiana e uma em Alegrete, com todas as vagas preenchidas. O resultado da avaliação do curso pelo público-alvo é extremamente positivo, o que nos motiva a realizar novas edições, de forma contemplar mais professores da Educação Básica com discussões sobre este tema tão relevante”, afirma Mello-Carpes. Esta atividade de formação deu origem ao Curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação, que já teve oferta de duas edições no Campus Uruguaiana da Unipampa. Além disso, a equipe já ganhou muitos prêmios pela apresentação de trabalhos vinculados ao programa em eventos científicos, entre eles o SIEPE/Unipampa, e o World Congress on Brain, Behavioral and Emotions. Em 2018, a coordenadora do programa participou do Programa Science of Learning, atuando junto ao Escritório Internacional de Educação da UNESCO, em Genebra, contribuindo na discussão de políticas internacionais para integração da neurociência e educação.

peças de quebra-cabeça com icones de cérebro, lâmpada e vidro de química se encaixam. abaixo o nome do curso Logo PopNeuro, com cérebro multicolorido desenhado a partir de linhas geométricas

A docente da Unipampa explica que a neurociência é o conjunto de várias ciências que tem por objetivo estudar o Sistema Nervoso (SN). Ela vem colaborando para o entendimento de processos que são importantes para a educação, como o processo de ensino e aprendizagem.  “Considerando que os conhecimentos trazidos pela Neurociência buscam otimizar o potencial de alunos dentro da sala de aula, e que o professor é um dos principais agentes de mudanças neurobiológicas que levam a aprendizagem dos alunos, é de fundamental importância que ele conheça as estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem de seus alunos, e sua relação com os estímulos de aprendizagem fornecidos em sala de aula”, afirma Mello-Carpes sobre o objetivo deste curso de promover a formação de professores da Educação Básica em neurociência.

“O curso, que tem sido muito concorrido, tem sempre um grande número de interessados/as, e gera interesse em um grande público, que vai além dos professores de educação básica. Assim, nesta edição do curso, que será realizada em modelo remoto, em função da pandemia, transmitiremos as aulas ao vivo pelo Youtube, assim, mesmo aqueles/as interessados/as que não conseguirem vagas ou que não forem professoras da rede de Educação Básica, poderão ter acesso ao conteúdo”, ressalta a pesquisadora.

O 10º Curso de Neurociência Aplicada à Educação é realizado com apoio do Edital PROFOR da PROEXT/Unipampa e do Edital de Apoio a Eventos da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis).

• Confira:
  • 10º Curso de Neurociência Aplicada à Educação
    Promoção: POPNeuro/Unipampa
    Período: De 27/10 a 1º/12
    Público-alvo: Professores da Rede Básica de Ensino
    Inscrições: Via formulário online, até 30 de setembro
    Acesse também o site do evento