Página Inicial > Diversificacao de Cultivos para Fronteira Oeste do Rs e Tema de Palestras Line
Data de publicação 16/06/2020 - 09:57 Atualizado em 16/06/2020 - 09:57 445 visualizações

A diversificação de cultivos para a Fronteira Oeste do RS é tema de palestras on-line

Por Franceli Couto Jorge

O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promove discussões sobre a diversificação de cultivos para a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. As palestras serão transmitidas por meio da plataforma Google Meet. O público-alvo do evento compreende estudantes das Ciências Agrárias, produtores rurais e familiares, profissionais ligados à agropecuária e todos aqueles que possuem curiosidade sobre o tema.

Conforme a professora Luciana Zago Ethur, tutora do grupo PET Agronomia, observa-se na Fronteira Oeste o cultivo, principalmente, do arroz irrigado, por isso, o grupo realiza trabalhos que visam à diversificação dos cultivos, buscando promover discussões sobre a inclusão de novas culturas. “Nosso trabalho visa, também, o estímulo à agricultura familiar da região de Itaqui, que é composta por famílias que trabalham para se manter na área rural de forma digna e que buscam condições financeiras e sociais para isso”, complementa a docente.

Para tratar sobre o assunto, serão realizadas quatro palestras para apresentar as culturas e os experimentos realizados na área do curso de Agronomia do Campus Itaqui da Unipampa. As atividades serão certificadas de acordo com o preenchimento da lista de presença.

No dia 24 de junho, às 19h, a discussão será sobre as Plantas Ornamentais no Rio Grande do Sul. Os aspectos de comércio e cultivo serão apresentados pela professora Luciana Ethur; as principais pragas e doenças será o tema abordado pela professora Renata de Pinho; explorando o potencial genético das espécies ornamentais será o assunto apresentado pela professora Adriana Bresolin. Os interessados em acompanhar a discussão precisam acessar o seguinte link: https://meet.google.com/ktr-kebv-kam.

A segunda palestra do ciclo ocorre no dia 1º de julho, às 19h, e terá como temática: “Cultivo de Capim Sudão: potencialidades e resultados”. O assunto será apresentado pelos acadêmicos do curso de Agronomia, Lucas Silva, Shirlei Fehndrich e Guilherme Schimitt. O link para acesso à palestra é: https://meet.google.com/zyw-eddq-teu.

No dia 08 de julho, às 19h, o tema da palestra será “Maxixe: as vantagens do cultivo e um novo nicho de mercado para a região”. A explanação ficará por conta dos acadêmicos de Agronomia, Daniele Rodrigues, Danrlei Maciel e Aparecida Corrêa. Quem quiser acompanhar, deve acessar o seguinte link: https://meet.google.com/ksv-dayw-hwc.

A quarta e última palestra do ciclo discutirá o “Cultivo e manejo do Feijão-vagem”. O tema será abordado pelos acadêmicos Carine Batista, João Gomes e João Souza. A atividade está prevista para o dia 15 de julho, às 19h, com transmissão por meio do link: https://meet.google.com/omr-gxun-cde. O evento contará com mediação de Carlos Schneider.