Página Inicial > Estudante de Agronomia da Unipampa Realiza Intercambio na Alemanha
Data de publicação 18/11/2019 - 17:26 Atualizado em 18/11/2019 - 17:28 872 visualizações

Estudante de Agronomia da Unipampa realiza intercâmbio na Alemanha

Por sofiasorgetzt

O estudante Francis Júnior Soldateli, do curso de Agronomia do Campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi selecionado para um intercâmbio na Hochschule Weihenstephan-Triesdorf University of Applied Sciences, em Freising, no estado da Baviera, Alemanha. A seleção foi possibilitada através do edital Baylat, publicado anualmente pelo estado da Baviera e dirigido a estudantes de universidades da América Latina.

Durante um período de cinco meses, Francis terá a oportunidade de participar de projetos com hortaliças e frutíferas, destacando-se as chamadas pequenas frutas, como amora-preta, framboesa e morango, além das frutíferas mais exploradas comercialmente, como macieiras, pereiras e videiras. Para o acadêmico do 10º semestre, a realização de um intercâmbio estava entre as suas principais metas durante a graduação: “a possibilidade de realizar um intercâmbio na Europa sempre me interessou, pois acreditava que isso seria um diferencial para a minha qualificação profissional e pessoal, principalmente, quanto ao conhecimento de novas espécies de plantas e técnicas agronômicas, as quais muitas vezes são particulares de cada região e ainda o conhecimento sociocultural, em suma, a respeito de costumes, tradições e idiomas”. Ainda, de acordo com Francis, os projetos que estão sendo realizados na instituição alemã abrangem diversos temas referentes ao setor produtivo agrícola: “dentre os principais projetos, destaco os relacionados ao cultivo da macieira, os quais abordam pesquisas a respeito da influência do controle alternativo de pragas, da utilização de telas de cobertura e do manejo de poda, na pós-colheita, principalmente quanto ao período de armazenagem e nas características sensoriais dos frutos”.

O intercâmbio de Francis foi viabilizado pela formalização da Cooperação Internacional firmada entre a Unipampa, por meio da Daeinter e do Professor Anderson Weber, com a Instituição na Alemanha representada pelo Professor Dominikus Kittemann. O estado da Baviera publica anualmente o edital Baylat de bolsas para estudantes de Universidades da América Latina em fase de conclusão do curso de graduação para realização de estágios e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Francis foi aprovado no programa e contemplado com uma bolsa mensal de 730,00 euros. Segundo o estudante, o processo de seleção foi baseado principalmente pelo currículo: “os critérios para seleção foram relacionados a produção de trabalhos durante a graduação, histórico de notas, exigência de proficiência em idiomas como o inglês ou alemão, confecção da carta de intenções e de projeto de pesquisa”. Ele ainda ressalta a importância do apoio dos familiares e das experiências obtidas ao longo da graduação na qualificação para a seleção: “se hoje estou participando desse intercâmbio, é devido à Unipampa e do auxílio e experiências obtidas com os docentes do curso de Agronomia do Campus Itaqui e do apoio principalmente da minha família, namorada, amigos e do meu orientador”.

A vivência no exterior além de proporcionar o enriquecimento intelectual do aluno sobre diversos temas socioculturais e profissionais, valoriza a metodologia de ensino e as atividades realizadas na instituição brasileira, sempre enfatizando a qualificação profissional e pessoal.

O professor Anderson Weber ressalta que a cooperação entre a University of Applied Sciences com a Unipampa está firmada e, portanto, qualquer aluno que desejar se candidatar ao edital necessita apenas de um professor daquela instituição que aceite orientá-lo. Ainda é possível firmar novo convênio de cooperação com qualquer outra universidade do Estado da Baviera e se inscrever ao Edital Baylat para concorrer a bolsa.

Com informações de Anderson Weber.