Página Inicial > Frequencia Politica Unipampa Leva Debate Sobre Politicas Publicas ao Radio na Fronteira Oeste
Data de publicação 21/02/2020 - 10:07 Atualizado em 21/02/2020 - 10:07 528 visualizações

“Frequência Política - Unipampa” leva debate sobre políticas públicas ao rádio na Fronteira Oeste

Por Aline Reinhardt da Silveira

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pretende fortalecer o debate da temática das políticas públicas na Fronteira Oeste entre março e abril deste ano. Trata-se do programa - de extensão e de rádio - “Frequência Política - Unipampa”, o qual tem a proposta de levar à sociedade assuntos relativos ao desenvolvimento regional, por meio dos estudos em Políticas Públicas, objeto do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) ofertado pela Unipampa no Campus São Borja.

O programa, que tem transmissões previstas a partir de Itaqui e São Borja, inclusive com a realização de colóquios nas Câmaras de Vereadores dos dois municípios, busca convidar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para conhecer as demandas regionais, que necessitam da atenção dos atores políticos e administrativos. A ideia é debater com esses atores públicos, promotores de políticas públicas, sobre a sua elaboração, implementação e avaliação.

As transmissões de rádio serão realizadas nos dias 2 e 9 de março, dos estúdios da rádio da Unipampa no Campus Itaqui, e nos dias 16 e 23 de março, desde a Unipampa Campus São Borja, sempre das 20h às 21h.

No dia 7 de abril o programa acompanhará o Colóquio sobre Políticas Públicas e suas Implicações, na Câmara de Vereadores de Itaqui. Já em 15 de abril, o Colóquio acontece na Câmara de Vereadores de São Borja. Ambos iniciam às 20h.

Todas as apresentações, bem como os colóquios, serão transmitidos pela Rádio Liberdade FM 87,9 (Itaqui), e também pela página do Facebook do programa Frequência Política, pelo site da Rádio Liberdade FM e pelo Instagram @frequenciapolitica

Sobre o Frequência Política

O projeto de extensão Frequência Política - Unipampa foi elaborado por acadêmicos do mestrado profissional em Políticas Públicas (PPGPP) com o propósito de despertar um processo reflexivo e de melhor entendimento sobre o que são políticas públicas para o desenvolvimento regional, com vistas a esclarecer à sociedade a importância de sua elaboração, implementação e avaliação.

No projeto que embasa a ação, a equipe responsável destaca a importância do fortalecimento do elo entre a academia e a sociedade para a difusão do conhecimento, e o papel dos debates em programas radiofônicos para alcançar esse objetivo. É com isso em mente que o programa de rádio Frequência Política trará a discussão de temáticas técnicas, políticas e sociais de interesse local e regional.

O mote é a discussão e a difusão de temas relacionados à temática das políticas públicas, forte indutora de desenvolvimento, ou não, nas suas fases da formulação da agenda, análise, implementação e avaliação. “A abordagem correta e direta desse tema ainda é tímida nos meios de comunicação e na sociedade, muito embora ser um elemento com alto grau de manutenção ou modificação do cotidiano”, explicam no projeto.

Fazem parte da equipe organizadora Márcio Luciano dos Santos Campos e Eduardo Nolla, os quais coordenam a ação, os discentes Ewerton da Silva Ferreira, Eduardo Sanábria de Assunção, Núbia Velasques Amaral, Eva Terezinha Ferreira Jornada, Cristiano Saratt de Alvarenga, João Auri Garcez, Leandro de Almeida Serres, Thais Zanela Mendes, Jandira Elohá Lopes, Carmem Regina Dorneles Nogueira e Itamara Martins de Souza, e o professor Muriel Pinto.