Página Inicial > Pesquisa Avalia Indicadores Nutricionais Dos Ruminantes em Campo Nativo
Data de publicação 03/03/2015 - 11:02 Atualizado em 03/03/2015 - 11:18 687 visualizações

Pesquisa avalia indicadores nutricionais dos ruminantes em campo nativo

Por Franceli Couto Jorge

Avaliar a nutrição dos ruminantes a partir da utilização do campo nativo, este é o foco do projeto “Uso do nitrogênio fecal como indicador nutricional para bovinos em pastejo sobre campos naturais do Sul do Brasil”. O projeto é desenvolvido pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) Forrageiras, de São Gabriel, juntamente com professores e alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Conforme o professor da Unipampa e coordenador do Grupo de Estudos em Produção e Nutrição de Ruminantes (Genur), Eduardo Bohrer de Azevedo, além da avaliação nutricional dos animais, a pesquisa visa, futuramente, propor aos produtores, alternativas de utilização do campo nativo e formas de manejo que garantam produtividade aliada à conservação do Bioma Pampa.

Clique no áudio abaixo e ouça o que diz o professor Azevedo sobre o projeto:

De acordo com a pesquisa, raramente, produtores ou técnicos possuem uma medida precisa do consumo e qualidade da dieta, o que leva ao uso inadequado ou ineficiente de suplementos concentrados e da própria pastagem. Desta forma, é importante que sejam gerados indicadores a partir dos resultados do projeto.

Azevedo conta que este projeto contempla dois experimentos, um de cunho nutricional e outro com os animais pastejando o campo nativo. No primeiro experimento, “nós temos situação controlada dos animais recebendo alimentação. Nós mensuramos o consumo de alimentos e de pasto, coletamos fezes”, explica o professor. Nesta primeira fase do experimento, pretende-se terminar as coletas na primavera de 2015. Alguns dados já foram coletados e devem ser encaminhados para congressos da área, ainda neste ano.

A expectativa é que, em aproximadamente dez anos, através da amostra de fezes, coletada no campo e enviada para laboratório, seja gerado um relatório com a qualidade da dieta, consumo de forragem e estimativa de desempenho animal em pastejo.

Foto: Diego de David / Fepagro

Participam da pesquisa os graduandos de agronomia, Diogo Martinez, Martim de Quadros e Reimar Pagel e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Fabiane Quevedo da Rosa, sob supervisão dos pesquisadores da Fepagro e do professor Azevedo.

Com informações da Fepagro Forrageiras

Conheça o Grupo de Estudos em Produção e Nutrição de Ruminantes

Com o objetivo de delinear e desenvolver pesquisas e projetos nas áreas de produção e nutrição de ruminantes e manejo de pastagens surgiu, em 2013, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, o Grupo de Estudos em Produção e Nutrição de Ruminantes (Genur).

O grupo é formado por alunos dos cursos de graduação em Agronomia e da pós-graduação em Ciência Animal, dos campi Itaqui e Uruguaiana, respectivamente, e pesquisadores de outras instituições. O Genur é liderado pelo professor Eduardo Bohrer de Azevedo, que atua na área de Produção de Ruminantes.

Os integrantes do grupo participam de congressos, mostras científicas, fóruns e dias de campo, como ouvintes e apresentando trabalhos. Dentre os congressos que estão pretendidos para o ano de 2015 está a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), o maior da área de zootecnia no país. O intuito é divulgar as pesquisas e ações desenvolvidas pelo grupo, assim como interagir com a comunidade científica da área.

Além do projeto “Uso do nitrogênio fecal como indicador nutricional para bovinos em pastejo sobre campos naturais do Sul do Brasil”, a Unipampa desenvolve outras pesquisas, junto aos pesquisadores da Fepagro Dr. Júlio Kuhn da Trindade, Dr. Diego Bitencourt de David e Dra. Ionara Conterato. Também há uma parceria com o professor José Laerte Nörnberg, que atua no Núcleo Integrado de Desenvolvimento em Análises Laboratoriais (NIDAL), da Universidade Federal de Santa Maria.

Com informações do professor Eduardo Azevedo

Tags: Pesquisa, Itaqui