Página Inicial > Professores da Unipampa Podem Se Cadastrar Como Fontes da Imprensa
Data de publicação 17/05/2023 - 08:58 Atualizado em 17/05/2023 - 11:47 123 visualizações

Professores da Unipampa podem se cadastrar como fontes da imprensa

Formulário foi enviado para os e-mails dos professores da Unipampa
Por Emanuelle Tronco Bueno

Docente, seja porta-voz da ciência na imprensa. É com este slogan que a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Assessoria de Comunicação Social (ACS), lança a campanha para criar uma versão atualizadas do Guia de Fontes Científicas Unipampa. Até o dia 4 de junho, professores da Instituição poderão integrar este documento, que possui o objetivo de oferecer dados para subsidiar a disseminação de informações sobre os projetos de pesquisa, ensino e extensão da Universidade com a sociedade, através dos veículos de comunicação. A participação será feita através do preenchimento de um formulário específico que foi enviado para os e-mails institucionais dos professores.

Atualmente, a Unipampa não possui um documento atualizado. A última versão do Guia de Fontes Científicas foi um documento foi produzido em 2013, reunindo cerca de 110 pesquisadores/as. A expectativa é de que esta nova proposta, em formato interativo e de fácil pesquisa, reúna dados de mais profissionais da Unipampa, considerando o crescimento da Instituição nos últimos dez anos.

O Guia, que funciona como um “caderno de fontes” para os/as jornalistas e comunicadores, é constituído por um banco de dados que abriga informações sobre os pesquisadores da Unipampa, bem como seus principais dados de contato, formação acadêmica, áreas de atuação e assuntos de investigação científica. A ACS programou um plano de tratamento de dados sensíveis, ou seja, o acesso aos dados privados, como número pessoal de WhatsApp, será disponibilizado pelo setor diretamente ao profissional do veículo de imprensa, sempre em mensagem privada, na forma legal e regulamentar vigente.

As informações coletadas serão compiladas e organizadas em sistema digital. A compilação possui como objetivo promover a imagem institucional através da conexão direta entre Universidade e imprensa, contribuindo para propagação do conhecimento produzido pela Unipampa. Desta forma, o Guia de Fontes age como uma ferramenta democrática de prestação de contas para a sociedade sobre temas de interesse público. O lançamento previsto da ferramenta é para o ano de 2023.