Página Inicial > Prograd Divulga Resultado de Pesquisas Sobre Atividades de Ensino Remoto Emergenciais
Data de publicação 23/12/2020 - 16:31 Atualizado em 23/12/2020 - 16:31 281 visualizações

Prograd divulga resultado de pesquisas sobre Atividades de Ensino Remoto Emergenciais

Por Franceli Couto Jorge

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveu, na última semana, dois seminários para apresentação dos resultados das pesquisas sobre Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (Aeres) realizadas com discentes e docentes. Os eventos, realizados respectivamente nos dias 15 e 17 de dezembro, foram transmitidos pelo canal da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa no YouTube e estão disponíveis na plataforma.

O objetivo das pesquisas é realizar um diagnóstico preliminar sobre o primeiro semestre de 2020 e conhecer as impressões sobre o ensino remoto, bem como, as dificuldades enfrentadas pelos discentes e docentes da Unipampa. Quem ainda não participou da pesquisa, pode responder os questionários que continuam abertos à comunidade acadêmica. A Prograd salienta que a participação de todos é muito importante para que as sugestões possam ser analisadas e implantadas no segundo semestre letivo de 2020, que inicia no dia 1º de fevereiro.

Formulário para docentes

Formulário para discentes

Os eventos foram conduzidos pelo pró-reitor e pela pró-reitora adjunta de Graduação, respectivamente, Pedro Kemerich e Shirley Nascimento. Para o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, este momento de excepcionalidade é, também, de desafios para todos perante uma nova realidade. “Precisamos primar pelo ensino de qualidade e para que isso se mantenha, nós sabemos que algumas correções de rumo são necessárias e este constante monitoramento é fundamental”, afirma. Além disso, o reitor destaca que ouvir a comunidade acadêmica é fundamental na continuidade e no aprimoramento das Aeres.

 

Seminário: Resultado da Pesquisa de Avaliação das Aeres pelos Discentes

Na categoria discente, o número de respondentes foi de 1.510. A maioria esteve matriculada em cinco componentes curriculares e utilizou o notebook (75%) para realizar as atividades síncronas e assíncronas durante as Aeres. Dos 1.510 participantes, 81,9% possuem exclusividade para uso dos equipamentos. Quanto à principal dificuldade enfrentada no acompanhamento das aulas síncronas, 53,7% dos discentes responderam a inexistência de local adequado para assistir às aulas e realizar as atividades.

Para assistir ao evento e conhecer todos os resultados obtidos até o momento, clique no vídeo abaixo:

 

Seminário: Resultado da Pesquisa de Avaliação das Aeres pelos Docentes

A pesquisa realizada com os docentes recebeu diversas sugestões de melhorias sobre as ferramentas e sistemas utilizados durante as Aeres, entre elas: ampliação das possibilidades de usos de ferramentas; segurança no uso das plataformas; aquisição de licença de uma plataforma de ensino completa; necessidade de formas pedagógicas para as Aeres; um canal mais rápido de comunicação para suporte on-line para uso das ferramentas. Quanto à plataforma utilizada para as aulas, 95,4% dos professores responderam que usam o Google Meet.

Assista ao seminário completo e conheça os resultados apontados pelos docentes.