Página Inicial > Sistema Academico de Projetos Sap Tem Nova Modalidade de Projetos de Inovacao Tecnologica em
Data de publicação 29/11/2021 - 13:46 Atualizado em 29/11/2021 - 13:48 112 visualizações

Sistema Acadêmico de Projetos (SAP) tem nova modalidade de Projetos de Inovação Tecnológica em funcionamento

Uma nova modalidade de projetos foi disponibilizada para cadastro pelos servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com a implementação do novo módulo do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri): o Sistema Acadêmico de Projetos (SAP). Trata-se da modalidade Projetos de Inovação Tecnológica.

Esta possibilidade era um anseio da comunidade acadêmica e foi planejada para já ser disponibilizada juntamente com o início do uso do SAP, ocorrido em 20 de outubro. A implementação deste módulo possibilitará uma melhor gestão da inovação realizada no âmbito institucional, visando o planejamento eficaz em prol do desenvolvimento desta temática.

Neste primeiro momento podem ser cadastrados somente os projetos de inovação tecnológica, porém já estão em planejamento outras modalidades de inovação como por exemplo a social e a cultural. Também será disponibilizada a modalidade projetos de empreendedorismo, modalidade esta que não era contemplada no antigo sistema de gestão de projetos.

Um projeto de inovação tecnológica é aquele que visa uma invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, programa de computador, topografia de circuito integrado, nova cultivar ou cultivar essencialmente derivada e qualquer outro desenvolvimento tecnológico que acarrete ou possa acarretar o surgimento de novo produto, processo ou aperfeiçoamento incremental, obtida por um ou mais criadores.

A partir desta implementação, para concorrer aos editais e chamadas internas de inovação, é obrigatório ter o projeto cadastrado nessa modalidade.

É importante ressaltar que em virtude de suas particularidades, todo projeto cadastrado como inovação terá acesso restrito no sistema. Somente os participantes e a Divisão de Inovação Tecnológica (DIT) terão acesso ao seu conteúdo. O resumo será de livre acesso, caso o coordenador assim defina ao cadastrar o projeto.

Em um primeiro momento a avaliação dos Projetos de Inovação acontecerão diretamente pela DIT (órgão responsável pela área). Assim que a nova Política de Inovação for aprovada poderão ser definidos novos trâmites aos projetos. Estes projetos não passarão pelas Comissões Locais de Pesquisa (CLPs) devido ao seu caráter sigiloso, respeitando o  § 1º do Art. 11 da Lei 9279/1996.

Um manual de como cadastrar seu projeto de inovação tecnológica está disponível.

Com informações de Alessandro Vasconcelos de Souza