Página Inicial > Unipampa Divulga Relatorio de Ouvidoria do 1deg Semestre de 2022
Data de publicação 09/08/2022 - 16:40 Atualizado em 09/08/2022 - 20:15 159 visualizações

Unipampa divulga relatório de Ouvidoria do 1° semestre de 2022

A Ouvidoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) publicou o relatório do primeiro semestre de 2022. O documento é composto pelas manifestações recebidas durante o período de 1º de janeiro a 30 de junho. O relatório apresenta dados sobre pesquisa de satisfação, com algumas informações acessíveis a todos os cidadão por meio dos Painéis desenvolvidos pela Controladoria-Geral da União. Além disso, a Ouvidoria disponibilizou uma pesquisa destinada à comunidade acadêmica referente aos serviços da Unipampa. O objetivo é buscar a melhoria dos serviços públicos prestados pela Universidade.

Conforme estabelecido no Plano de Ação Anual da Ouvidoria e o Plano de Integridade da Unipampa, a Ouvidoria passou a implementar o uso do módulo de triagem e tratamento do Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação para tramitação das demandas de Ouvidoria. O módulo da plataforma é considerado requisito de segurança e rastreabilidade, bem como mitiga riscos na salvaguarda dos direitos dos manifestantes usuários de serviços. A tramitação das demandas de Ouvidoria pelo Fala.BR foi implementada primeiro no Gabinete da Reitoria e Pró-Reitorias, e após seu uso será expandido para todas as áreas e unidades da Universidade.

Segundo o relatório da Ouvidoria, no primeiro semestre de 2022, foram recebidas 206 manifestações, sendo que a maioria foram de solicitações (95 registros). A maior parte das solicitações referem-se à: Educação Superior (ensino superior, graduação, pós-graduação, educação a distância, conduta discente e documentos), Matrículas e Processos Seletivos (Graduação, Pós-Graduação e Educação a Distância). Em relação ao Serviço de Informação ao Cidadão, foram registrados 65 pedidos de acesso à informação na Plataforma Fala.BR durante o 1º semestre de 2022. O número de pedidos foi igual ao registrado no 2º semestre do ano passado. O Relatório Semestral está disponível no site da Ouvidoria.

Desde março de 2021, a Ouvidoria passou a informar a necessidade de certificação de identidade do (a) manifestante sempre que o tratamento e a resposta à manifestação implicar a entrega de informações pessoais ao próprio manifestante ou a terceiros por ele autorizados.  A norma segue portaria da Controladoria-Geral da União. A certificação pode ser feita de modo virtual pela plataforma Gov.BR ou pela apresentação de documento presencialmente na unidade da Ouvidoria.

Também estão abertas as inscrições para o Conselho de Usuários dos serviços Públicos da Unipampa. Os/as interessados devem se inscrever pela Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Os Conselhos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos.

Participe da pesquisa de avaliação dos serviços públicos da Unipampa

Confira a íntegra do relatório semestral da Ouvidoria

Com informações de Dileia Adolfo Maria