Página Inicial > Unipampa Lanca Portal Dos Egressos
Data de publicação 01/09/2021 - 14:51 Atualizado em 01/09/2021 - 14:51 384 visualizações

Unipampa lança Portal dos Egressos

O novo portal tem por objetivo divulgar ações institucionais e manter contato com os egressos e egressas da Instituição
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lança o Portal dos Egressos, um site destinado a manter contato continuado e permanente com os egressos e egressas da Instituição. Entre os objetivos do novo canal está a divulgação das ações da Universidade e a obtenção, por meio da participação de ex-estudantes, de dados qualitativos e quantitativos para aperfeiçoar os processos de planejamento, desenvolvimento e de avaliação dos cursos e da Unipampa.

No Portal dos Egressos estão disponíveis pesquisas de acompanhamento. A pesquisa voltada aos egressos e egressas da graduação possui 48 questões e o seu preenchimento demora cerca de dez minutos. Já a pesquisa destinada a ex-estudantes da pós-graduação é composta por 54 perguntas. Conforme o coordenador de Planejamento, Desenvolvimento, Avaliação e Acreditação da Unipampa, Mateus Guimarães da Silva, que também integra o Comitê de Acompanhamento do Egresso (Copae), “a nossa Universidade possui o compromisso social de ofertar uma formação de qualidade, desde o ingresso do discente até a diplomação. E a participação deles como egressos/as deve contribuir para o fortalecimento deste compromisso”.

Silva explica que será produzido um relatório a partir da análise dos dados obtidos pelas pesquisas, que passará por validação do Comitê de Acompanhamento do Egresso para, posteriormente, ser publicado no novo portal e encaminhado para as equipes diretivas dos campi, coordenadores de curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE). O docente destaca ainda a relevância desse novo canal para o diálogo com os/as egressos/as: “A contribuição deste canal será muito importante para que a instituição possa qualificar seus processos de ensino e de aprendizagem, e os cursos de graduação e de pós-graduação possam verificar a eficácia no atendimento de seus objetivos de formação de profissionais que contribuam para o desenvolvimento da sociedade”, finaliza Mateus Silva.

A gestão do Portal do Egresso é realizada pelo Copae, que é composto por membros representantes de vários setores da Universidade, conforme a Resolução nº 294, de 30 de novembro de 2020: Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi); Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext)Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec); Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) - atual Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi); Diretoria de Educação a Distância (Dead) - atual Divisão de Educação a DistânciaComissão Própria de Avaliação (CPA); e Assessoria de Comunicação Social (ACS).

Quem cursou a graduação ou a pós-graduação na Unipampa pode deixar seu depoimento e compartilhar sobre suas experiências na Universidade. No Portal também estão disponíveis os Relatórios de Acompanhamento dos Egressos, desde 2012. Visite o Portal dos Egressos e conheça as oportunidades para trabalho e formação continuada na Instituição.