Página Inicial > Unipampa Participa de Congresso de Estatistica
Data de publicação 20/08/2019 - 11:57 Atualizado em 20/08/2019 - 11:58 713 visualizações

Unipampa participa de congresso de Estatística

Trabalho de estudante do Campus Itaqui ficou entre os finalistas nacionais
Por Emanuelle Tronco Bueno

A estudante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Amanda Larissa Alves Martins, do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Campus Itaqui, apresentou pesquisa de iniciação científica durante a 64ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS), congresso na área de Estatística. O evento ocorreu de 29 de julho e 02 de agosto de 2019 e foi realizado em Cuiabá, Mato Grosso.

A estudante da Unipampa apresentou trabalho de iniciação científica na modalidade oral, categoria “Prêmio de iniciação Científica”. A pesquisa passou por avaliação inicial da Comissão Científica do evento e ficou entre os seis finalistas. Estes foram convidados para realizar a apresentação oral durante o congresso.

O professor Gilberto Rodrigues Liska, Campus Itaqui, que também participou do evento através da proposição do minicurso “Introdução à metodologia de superfície de resposta e modelos de mistura no R”, afirma que a região sul carece de eventos na área Estatística e que o esforço demandado da estudante em se deslocar para apresentar um trabalho desenvolvido na Unipampa é um ganho para a instituição e uma forma de torná-la conhecida: "o nosso trabalho não ganhou o prêmio, mas acredito que o feito de estar entre os seis finalistas e concorrer com trabalhos da área estatística deve ser reconhecido e, mais do que isso, servir de propaganda para o curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e para a Unipampa de modo geral", conclui Liska.