Página Inicial > Unipampa Participa de Debate Promovido Pela Sbpc Sobre Atuacao Conjunta Entre Universidades Federais
Data de publicação 30/09/2020 - 17:15 Atualizado em 01/10/2020 - 12:05 310 visualizações

Unipampa participa de debate promovido pela SBPC sobre a atuação conjunta entre as universidades federais e os municípios nos testes de Covid-19

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou, nesta quarta-feira, 30 de setembro, pela manhã, do debate on-line intitulado “Universidades Federais do Rio Grande do Sul nos Testes da Covid-19: Atuação conjunta com municípios”. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Regional Rio Grande do Sul.

O debate foi realizado entre os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Eduardo Furtado Flores; da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Fábio Lopes; da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ilma Brum; da Unipampa, Jeferson Franco; e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Tiago Collares. A mediação ficou por conta da professora da UFRGS e secretária Regional da SBPC, Angela Wyse.

Os pesquisadores apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas universidades federais em relação aos testes RT-PCR, que são considerados como o padrão de referência, na identificação do vírus e confirmação da Covid-19. Na Unipampa, em São Gabriel, já foram realizados mais de 10 mil testes para a doença, detectando 1800 casos positivos. São 14 municípios atendidos pelo laboratório local.

O professor Jeferson Franco afirma que, inicialmente, o laboratório realizava uma média de 50 análises por dia. Atualmente, o número chega a 300 testes diários. “Nosso compromisso principal com os municípios é a agilidade”, afirma Franco. Segundo o docente, as amostras que chegam até às 9h conseguem o resultado no mesmo dia em, no máximo, oito horas. “Geralmente, o teste leva de quatro a seis horas. Essa agilidade é importante para a tomada de decisão dos municípios, para a adoção de medidas de prevenção e início do tratamento, quando positivado”, explica. Para Franco, a agilidade dessa prestação de serviço diminui os riscos de contágio e o número de pessoas atingidas.