Página Inicial > Visita Tecnica na Cidade de Santa Maria
Visita técnica na cidade de Santa Maria.
Dados 05/11/2019 - 09:02 Atualizado em 05/11/2019 - 09:02
Por Marcos Dias Fagundes

No último dia 31 de outubro foi realizada uma visita técnica na cidade de Santa Maria. O grupo foi formado por 27 discentes (principalmente do 1º, 4º e 9º semestre) e 3 docentes do Curso de Agronomia do Campus Itaqui.

Na primeira hora da manhã foram recepcionados pelo Me. Luiz Curioleti na empresa Agrum Agrotecnologias Integradas <http://agrum.com.br/>. As principais atividades da empresa envolvem a capacitação de profissionais, consultoria aos clientes e a experimentação agrícola no sentido de possibilitar a emissão de laudos e relatórios técnicos de eficácia e praticabilidade agronômica segundo as exigências do MAPA. Foram ministradas quatro palestras técnicas pelos colaboradores da empresa focando a atuação do Engenheiro Agrônomo no mercado de trabalho, as normativas que envolvem a Defesa Fitossanitária, principais atualizações em Nematologia e Microrganismos Micorrízicos.

Na primeira hora da tarde foram recepcionados pelos Dr. Clérisson Perini, Dr. Jerson Guedes e Me. Gustavo Ugalde no Laboratório Multidisciplinar em Biologia Molecular sob responsabilidade do LabMIP (Manejo Integrado de Pragas) <http://coral.ufsm.br/midia/?tag=labmip> na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As principais atividades do laboratório envolvem o crescimento e multiplicação de insetos-praga para que se possa estudar sua biologia, análises genômicas para determinação de espécies e tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Os discentes acompanharam o dia-a-dia da rotina do laboratório, bem como, reconheceram a infraestrutura geral.

No final da tarde foram recepcionados pelo Dr. Enio Marchesan na área Didática e Experimental do Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado e Uso alternativo de várzea (GPAi / UFSM) <http://coral.ufsm.br/gpai/>. As principais atividades do grupo envolvem o ensino na área de agricultura, a pesquisa de excelência envolvendo alunos de iniciação científica e pós-graduação e a extensão junto à comunidade recebendo produtores e técnicos para atualizações em Agronomia. Os discentes tiveram a oportunidade de apreciar as opiniões e relatos de práticas que o Dr. Marchesan propunha enquanto caminhava pela área experimental.

Recepção da empresa Agrum Agrotecnologias Integradas

Laboratório Multidisciplinar em Biologia Molecular

No final da tarde foram recepcionados pelo Dr. Enio Marchesan.

Área Didática e Experimental do Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado e Uso alternativo de várzea

Foto da turma.